Nos canais digitais, as abordagens diretas a potenciais clientes realizadas em menos de dez minutos após a chegada aumentam as conversões em até 70%. É o que aponta uma pesquisa realizada pela agência de Marketing digital Dbout Mídia, que ouviu cerca de 150 clientes para chegar à conclusão.
No entanto, outro estudo, realizado pela Ramper, aponta que apenas 12% entre as 1.900 empresas consultadas durante a pesquisa interagem com o consumidor nos primeiros dez minutos. Muito pelo contrário, quase metade das organizações afirmaram que demoram de uma a mais de 24 horas para iniciar a conversa.
Na avaliação de Luís Parrella, fundador da Dbout, os números apontam para um cenário preocupante: a maioria das empresas brasileiras ainda não possuem processos de atendimento bem estruturados em seus times comerciais para garantir abordagens mais rápidas e precisas, fundamentais para a conversão do cliente.
Quanto às soluções para sanar o problema, o empresário afirma que a automação é uma boa alternativa, mas seu uso exige cuidados. Citando a própria experiência, Parrella, dono de duas clínicas odontológicas, defendeu a utilização dos robôs para o início automático do atendimento ao cliente na landing page.
Por outro lado, o executivo destaca que o uso dos bots deve ser limitado às tarefas básicas, sem se estender a maioria do atendimento. Desta forma, pontuou, Parrella, empresas podem antecipar objeções comuns no processo de vendas e gerar confiança para os leads, o que permitirá coletar dados importantes para o restante da interação.
Por trás deste cuidado, Luís ressalta um motivo específico: a escuta ativa deve ser um ponto crucial no processo de vendas. Para o executivo, isso é fundamental para entender qual a melhor necessidade de cada cliente e fazer o pitch de vendas de acordo com o que ele precisa – uma tarefa que não pode ser delegada à automação.
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