A publicidade brasileira voltou a crescer com fôlego em 2024. Após anos de expansão tímida, o investimento em mídia aumentou 10% em relação a 2023, alcançando R$ 88 bilhões. O número representa o primeiro crescimento de dois dígitos em cinco anos e supera com folga a inflação do período, segundo a 46ª edição do relatório Data Stories – Inside Advertising, da Kantar IBOPE Media.
O desempenho positivo foi constante ao longo de 2024, com todos os meses registrando resultados acima dos do ano anterior. Destaque para os meses de janeiro, fevereiro e julho, que apresentaram saltos de 29%, 26% e 22%, respectivamente. No acumulado desde 2019, a indústria já cresceu 65%, consolidando a retomada após os impactos da pandemia.
Setores como Financeiro, Serviços e Educação tiveram papel fundamental nesse cenário, com crescimentos de até 25%. A publicidade de Jogos e Apostas, impulsionada pela regulamentação, subiu 47%. A indústria farmacêutica, o varejo e o setor de beleza também contribuíram com investimentos expressivos.

Outro destaque foi a descentralização geográfica: capitais fora do eixo Rio-São Paulo apresentaram crescimento acima da inflação, com 10 delas superando dois dígitos, o que aponta para uma expansão mais distribuída da comunicação no país.
No ambiente digital, o relatório mostra que as marcas têm estratégias distintas por plataforma. Enquanto Instagram e Facebook concentram investimentos nos cinco principais setores (com cerca de 60% do share), o TikTok apresenta maior fragmentação — reflexo de um terreno ainda em construção. Educação, Serviços e Mídia aparecem com pesos distintos em cada rede, reforçando a necessidade de personalização das campanhas.
Para Adriana Favaro, VP de Negócios da Kantar IBOPE Media, “os dados refletem um novo momento do mercado, com maior confiança e disposição para investir em formatos que engajam, geram intenção e ampliam a presença das marcas em múltiplas plataformas”.
Leia também: Como a Reckitt acelerou as vendas digitais com uma estratégia Full Funnel
COMPARTILHAR ESSE POST