<p><strong>Marca corporativa na nova Internet</strong></p><p>Por Diego Monteiro* </p><p>Um dos maiores ativos de uma empresa &eacute; sua pr&oacute;pria marca, fazendo com que cada vez mais as organiza&ccedil;&otilde;es d&ecirc;em aten&ccedil;&atilde;o &agrave; sua comunica&ccedil;&atilde;o corporativa como meio de obter sucesso nos neg&oacute;cios. </p><p>A maneira como &eacute; feita a comunica&ccedil;&atilde;o junto aos diversos p&uacute;blicos da empresa, a gest&atilde;o de crises e toda iniciativa relacionada &agrave; marca corporativa sempre estiveram apoiadas na m&iacute;dia tradicional: TV, r&aacute;dio, jornal, etc. E, nos &uacute;ltimos anos, as a&ccedil;&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o alcan&ccedil;aram a Internet, por&eacute;m com a mesma forma de pensar, a mesma gest&atilde;o. </p><p>Agora, no entanto, &eacute; necess&aacute;rio repensar a forma de se fazer isso, j&aacute; que hoje uma das maiores m&iacute;dias do mundo &eacute; a Internet, e ela tem caminhado para a interatividade, a chamada web 2.0, na qual todos colaboram e emitem suas opini&otilde;es, e n&atilde;o apenas as institui&ccedil;&otilde;es formais. E, com essa possibilidade de interatividade, as quest&otilde;es ligadas &agrave; comunica&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m funcionam de um jeito diferente, sobretudo em dois aspectos. </p><p><strong>Primeiro aspecto:</strong> Na nova Internet as pessoas podem emitir mais facilmente suas opini&otilde;es! J&aacute; se foi a &eacute;poca em que o consumidor raramente reclamava ou criticava uma empresa e, quando o fazia, era por carta e quase ningu&eacute;m ficava sabendo. Hoje, em um minuto, uma pessoa pode criar um blog e criticar pesadamente uma a&ccedil;&atilde;o de marketing, ou ent&atilde;o relatar uma m&aacute; experi&ecirc;ncia com a empresa que em instantes milhares de internautas podem acessar aquela informa&ccedil;&atilde;o.</p><p>A Via6 &eacute; uma comunidade virtual criada por mim e outro s&oacute;cio h&aacute; cerca de dois anos. Todo nosso p&uacute;blico &eacute; formado por internautas realmente ativos, que participam e interagem com a comunidade. Assim, costumamos receber muitas cr&iacute;ticas, a maioria delas construtivas, em rela&ccedil;&atilde;o a nossos servi&ccedil;os na web. Muita gente, ao pesquisar sobre o Via6, nos pergunta se sabemos de tudo que est&atilde;o falando sobre nosso neg&oacute;cio na Internet.</p><p>A pol&iacute;tica que adotamos &eacute; a de encarar com naturalidade essas cr&iacute;ticas, entendendo que as rela&ccedil;&otilde;es empresa/consumidor tendem a isso. E procuramos tomar cuidado redobrado em todas as a&ccedil;&otilde;es que desenvolvemos tendo ci&ecirc;ncia desse aspecto, dando continuamente respostas ao p&uacute;blico atrav&eacute;s de nosso blog. </p><p>Achamos que essa falta de aura de perfei&ccedil;&atilde;o &eacute; algo extremamente positivo no sentido de nos mostrar que caminhos seguir a partir da colabora&ccedil;&atilde;o de nossos usu&aacute;rios. Vamos realizando nosso neg&oacute;cio n&atilde;o com sabedoria infinita e arrog&acirc;ncia, mas com a participa&ccedil;&atilde;o de todos, esperando que isso demonstre o real envolvimento do nosso p&uacute;blico com a marca Via6. Tentamos, assim, sempre usar a for&ccedil;a que vem, a princ&iacute;pio, contra a gente, a nosso favor, procurando ter uma comunidade engajada com nosso servi&ccedil;o. Portanto, &eacute; prov&aacute;vel que agora as empresas precisem descer do Olimpo e ter um relacionamento real com seu p&uacute;blico. </p><p>Um bom exemplo dessa pr&aacute;tica &eacute; o blog do Ombudsman do UOL (<a href="http://ombudsmandouol.blog.uol.com.br/">http://ombudsmandouol.blog.uol.com.br/</a>) inaugurado recentemente. &Eacute; o pr&oacute;prio UOL mostrando as cr&iacute;ticas aos seus servi&ccedil;os e tamb&eacute;m as melhorias a serem feitas.</p><p><strong>Segundo aspecto:</strong> Na m&iacute;dia Internet, as pessoas n&atilde;o t&ecirc;m mem&oacute;ria curta! Se antigamente uma a&ccedil;&atilde;o da empresa causasse indigna&ccedil;&atilde;o nas pessoas, logo se dizia que todos esqueceriam, afinal &ldquo;o povo tem mem&oacute;ria curta&quot;. Na Internet, no entanto, essa premissa deixa de ser verdadeira. Basta uma busca no Google pelo nome da empresa e pronto! Aparece aquela not&iacute;cia de dois anos atr&aacute;s que todos dirigentes da companhia queriam que as pessoas esquecessem. </p><p>Na &eacute;poca do jornal, dificilmente algu&eacute;m pesquisaria sobre uma marca em edi&ccedil;&otilde;es muito antigas, mas, na web, o buscador joga na tela do cliente aquela not&iacute;cia constrangedora em poucos segundos. </p><p>Um grande fabricante de autom&oacute;veis recentemente lan&ccedil;ou uma campanha publicit&aacute;ria dando a entender em tom jornal&iacute;stico que um aster&oacute;ide chamado &quot;Pallas&quot; iria se chocar com a Terra. Depois, as pessoas viram que a &ldquo;not&iacute;cia&rdquo; se tratava na verdade da propaganda divulgando o novo carro da fabricante, hom&ocirc;nimo ao aster&oacute;ide em quest&atilde;o. </p><p>Sem entrar no m&eacute;rito do bom gosto ou n&atilde;o da campanha, o fato &eacute; que ela causou pol&ecirc;mica. E muitos blogs falaram mal da campanha. Agora, sempre que algu&eacute;m procurar por essa marca no Google (ou qualquer outro buscador), &eacute; muito prov&aacute;vel que apare&ccedil;am esses blogs criticando a marca nos resultados da busca em meio &agrave;s not&iacute;cias da empresa e seu site oficial. E o pior, por muito tempo.</p><p>Ficam, portanto, essas li&ccedil;&otilde;es. As empresas t&ecirc;m que aceitar a participa&ccedil;&atilde;o do p&uacute;blico e usar isso a seu favor. Precisam tamb&eacute;m pensar muito bem antes de desenvolver qualquer a&ccedil;&atilde;o, pois um pequeno deslize pode arranhar sua imagem por um longo per&iacute;odo, perante a audi&ecirc;ncias cada vez maiores e mais participativas. Na web 2.0, &eacute; assim que as coisas funcionam...</p><p>* Diego Monteiro &eacute; um dos criadores do Via6, site de relacionamento profissional que conecta representantes das mais diversas &aacute;reas e conta com mais de 80 mil usu&aacute;rios e 25 mil empresas cadastradas. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse<br /></span><a href="http://www.via6.com/" target="_blank">www.via6.com</a></p>
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