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Maioria das agências de Marketing não sobrevivem cinco anos

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

2 de abr. de 2024

CATEGORIA

Criatividade

Apesar do grande número de agências de Marketing no Brasil, a maioria enfrenta dificuldades para sobreviver e crescer. Um estudo feito pela Cortex mostrou que, apesar do Brasil contar com 180 mil CNPJs ativos entre agências de Marketing, e de comunicação, apenas 956 das operações iniciadas em 2018 continuam ativas.

Como solução, ampliar o número de clientes em uma agência é um objetivo comum à maioria dos negócios. Com mais contas, essas empresas faturam mais, lucram mais e aumentam sua participação no mercado. Mas, como mostram os dados da pesquisa, antes de pensar em crescer, grande parte delas precisa sobreviver.

Mas o que faz com que tantas agências fechem? Esse fenômeno pode ser justificado pela rigidez dos anos iniciais do negócio. Para o especialista em vendas B2B no nicho de publicidade, Giovanne Saraiva, a solução para a quebra desse ciclo de vida baixo das agências está na profissionalização das vendas. Contudo, esse caminho também é uma das principais dores das empresas de Marketing.

Giovanne Saraiva aponta que o comercial é o coração de qualquer negócio, mas no mercado de Marketing digital ter um time de vendas B2B ativo é algo raro. O executivo explica que a maioria das agências brasileiras sofrem por dependerem da indicação de outros clientes.

Para auxiliar na construção de uma estratégia sólida de vendas no mercado de comunicação, o especialista sugere cinco passos. Veja abaixo:

1) Analise o funil de vendas da sua agência: “Verifique cada etapa do seu funil de vendas para identificar qualquer é o gargalo que você ou o seu time comercial está deixando passar oportunidades você, ou o seu time comercial está deixando passar”, orienta Saraiva.2) Oferta ganha-ganha: “A sua oferta precisa transmitir que você e o seu cliente estão do mesmo lado, o seu cliente deve sentir que é um ganha-ganha. Quando eu era diretor de vendas e batemos 2M de vendas, usamos a metodologia 3PV1, que consiste em um jogo de ancoragem de preços onde indicamos o cliente a optar pelo projeto mais caro, sem parecer ser o mais caro. Nela, também entregamos o projeto que mais impacta positivamente na parceria.”3) Ofereça valor e não preço: “As pessoas não compram o preço que você vende. O preço é apenas o meio pelo qual elas adquirem a sua oferta e é por essa razão que precisa ser estratégico, sugiro ancoragem. O mais importante é mostrar o valor agregado da compra, demonstrando que o retorno é maior que o investimento.”4) Todos os contatos são válidos: E por último e, não menos importante: processo de recuperação de clientes, não aceite lead parado no seu funil, você já pagou pelo CAC, independente se é lead frio ou quente, quanto mais tempo parado no seu funil, mais caro ele fica. “Às vezes o seu próximo cliente está dentro da sua lista de contatos.”5) Análise 360º: “Analise frequentemente os seus concorrentes, o mercado, os diferenciais que os clientes procuram e, acima de tudo, a fraqueza do seu concorrente, que pode ser a oportunidade de desenvolvimento do seu maior diferencial e vice-versa, então tenha atenção em suas fraquezas também,” avisa o especialista.Leia também: Gestão de ativos digitais é a saída para as agências de comunicação deixarem os erros cometidos em 2023 no passado

MBA Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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