O domingo das mães está chegando, e as campanhas publicitárias continuam a todo vapor. Não é segredo que algumas dessas peças midiáticas utilizam com louvor a figura de influenciadoras para impactar os clientes que deixaram as compras para as horas que precedem a data. Mas o que dizer das mães que fazem parte da Creator Economy e podem impactar seus pares neste dia tão aguardado?
Para responder a essa pergunta, a Squid publicou o levantamento Dia das Mães 2023, que reúne informações estratégicas sobre as mamães influencers e como elas têm ganhado cada vez mais espaço na criação de conteúdo digital. A publicação mapeou 9.337 mães que abordam o tema maternidade em suas redes - um perfil de influencer pouco utilizado nas campanhas publicitárias para o Dia das Mães deste ano.
O tema maternidade reproduz taxas de engajamento comuns aos nano e microinfluenciadores que se dedicam a outras pautas. Para as mamães seguidas por menos de cinco mil usuários no Instagram, a taxa de engajamento nos posts é de 12,92% e 3,38% nos stories. Na outra ponta da régua, as influenciadoras que mantêm comunidades que abrigam entre 50 e 200 mil membros registram taxas de engajamento médio de 7,98% nos posts e 4,71% nos stories.
O levantamento obteve dados sobre o número de seguidores das mamães influencers: 49% delas têm até 10 mil seguidores, 37% são seguidas por um grupo que flutua entre 10 e 50 mil, 10% reúnem de 50 a 200 mil seguidores e 2% possuem comunidades que ultrapassam 200 mil membros.
Além do Instagram, as mamães também estão presentes no TikTok e no Twitter, e se dedicam a tópicos que vão além da maternidade. Segundo o levantamento, temas como relacionamentos (7%), cabelos (5,7%) e diversidade e empoderamento (4,7%) também são frequentemente abordados pelo perfil.
Números x engajamento
Participante do Clube Mundo do Marketing, Felipe Oliva, CEO da Squid, conversou com os habitantes do Mundo do Marketing sobre o cada vez mais notável poder do Marketing de Influência.
Durante o bate-papo, Oliva destacou um aspecto curioso: quanto menor o número de seguidores, maior o alcance orgânico das plataformas. Em termos de proporção, grandes influenciadores impactam um número muito menor de pessoas do que um micro influenciador - e este é um dos motivos pelos quais mamães influencers podem fazer toda a diferença em campanhas para o Dia das Mães.
Afinal, como capturar a atenção dos consumidores usando o Marketing de influência? Acesse o Clube Mundo do Marketing e junte-se ao bate-papo com o CEO da Squid para descobrir os segredos de uma prática cada vez mais relevante para o Marketing.
COMPARTILHAR ESSE POST