Simplicidade inteligente é uma das previsões da WGSN para o mercado de moda feminina em 2026. A projeção reflete os crescentes esforços das empresas para reduzir o impacto ambiental na cadeia de produção e também a rejeição, por parte do consumidor, à nova padronização visual criada pelas redes sociais.
Neste panorama, peças minimalistas, revestidas de personalidade, autenticidade, e nostalgia, aparecem no centro das atenções. A WGSN chama a atenção para a combinação de peças específicas, oriundas de diversas eras, capazes de contrastar de maneira lúdica e contribuir para a formação de looks únicos.
Esta é uma boa notícia para os brechós e empreendimentos similares. Isso porque termos como reformular, reaproveitar, reparar e reutilizar serão palavras de ordem nos próximos anos, e a busca por peças consagradas pelo poder da nostalgia continuará em evidência.
Isto oferece aos entusiastas da moda a possibilidade explorar uma vasta gama de combinações, inclusive entre peças retrôs e modernas, ocasionando misturas visuais sem amarras, feitas para capturar a atenção em qualquer ambiente.
As fabricações contemporâneas, por sua vez, contarão com o poder criativo da IA para introduzir ao mercado produtos personalizados ou adaptáveis, feitos para durar a vida toda, e itens criados para desaparecer sem deixar rastros. A tendência é que a influência da tecnologia dê origem a formas em que o fantástico e o real se misturam.
Leia também: Consumidor do futuro: necessidade de pertencer a comunidade é destaque da WGSN
COMPARTILHAR ESSE POST