MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Lojas físicas são as responsáveis por 80% da receita do setor de Casa e Decoração

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de out. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Durante os anos marcados pelas restrições sociais impostas pela pandemia, o brasileiro passou mais tempo dentro da própria casa. Para tornar a estadia em uma experiência um pouco mais agradável, os consumidores passaram a buscar por itens de decoração e materiais de construção para a reforma do lar.

A busca por transformar o domicílio em uma espécie de abrigo aconchegante se estendeu ao pós-pandemia, e em 2022, os brasileiros gastaram R$109,3 bilhões no consumo de artigos para casa, sendo mais de 80% desse valor (93,5 bilhões) nas lojas físicas, conforme aponta o estudo “Mercado: Produção e Consumo de Artigos para Casa no Brasil", da ABCasa.

Neste setor, a predileção de compras nas lojas físicas tem como principal fator o atendimento especializado. Isso porque, comumente, produtos de decoração e materiais de construção geram dúvidas quanto a atributos como dimensões, cores e aplicações.

Pensando nisso, a consultora de negócios e especialista em Casa e Decoração, Luciana Locchi, destaca que as lojas devem estar preparadas para oferecer um atendimento feito por atendentes que conhecem bem os produtos que a marca oferta, a fim de solucionar as eventuais dúvidas e questões levantadas pelos clientes.

Segundo a consultora, isso requer treinamento. Ela ressalta que as lojas devem preparar os vendedores para destacar os benefícios dos produtos, saber argumentar sobre como o produto gera valor para o cliente e ajudá-los a ter a visão de como ele fica no ambiente da casa.

Dicas para criar uma loja imersiva

No setor de Casa e Decoração, boas experiências de compra também podem levar à fidelização do cliente. E este não é um consumidor qualquer: no Brasil o consumo per capita por ano com produtos de decoração e construção é R$509 - margem significativa, considerando que o país possui 214 milhões de habitantes.

Logo, o atendimento especializado é apenas o primeiro passo para oferecer a este consumidor uma boa experiência de compra. Luciana destaca que o ambiente da loja também influencia a decisão do cliente de permanecer no local. A consultora aponta que é  preciso criar um ambiente pelo qual as pessoas tenham vontade de circular e desejar ver mais a cada curva.

Para isso, as lojas podem tentar estimular os sentidos dos clientes com música agradável, fragrâncias sutis e elementos visuais atraentes, além de oferecer leques amplos de produtos para atender às diversas necessidades da clientela. A aposta em elementos visuais, como vitrines atrativas e iluminação adequada utilizando técnicas de visual merchandising, pouco explorado no setor, também é uma estratégia interessante.

Leia também: Naturais, crus e terrosos: tendências em casa e decoração já movimentam ABCasa

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme