MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

LinkedIn é o local ideal para a construção de relacionamento entre executivos e o público da sua marca

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

30 de mar. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Uma marca é construída por inúmeros elementos. Um dos mais importantes e, ao mesmo tempo, mais "esquecido" nessa equação são as pessoas que fazem a marca. E se sua empresa é feita de pessoas, a pergunta "como a minha marca pode contribuir para o mercado" precisa ir além e olhar para "como essa pessoa - que representa minha marca - pode contribuir para o mercado e para outras pessoas?". Enquanto uma marca institucional é um ativo intangível, uma pessoa é tangível. Por isso, é mais fácil criar conexão com outra pessoa do que, apenas, com uma organização. E é por isso também que uma liderança ganha tanta força quando personifica uma marca: é possível criar e evidenciar pontos de identificação com outras pessoas através de um tom de voz único, experiências reais e vividas. Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório “The Social Executive: How to influence trust, transparency and the bottom line” (O executivo social: como influenciar confiança, transparência e o resultado final), da Hootsuite, empresas que possuem lideranças ativas nas redes sociais são percebidas 23% mais positivamente no mercado. Isso porque, quando uma marca investe em presença digital, o retorno vem em forma de pontos de conexão e identificação com o público.  Porém, ainda nesse processo, é comum encontrar dificuldades, especialmente relacionadas a ter um direcionamento do que fazer, por onde começar e por que investir nesse posicionamento, e é nesse cenário que o LinkedIn se mostra o melhor lugar para iniciar essa construção e relacionamento. De acordo com a Statista, só no Brasil, são 59 milhões de usuários inscritos na plataforma. E isso demonstra o quanto as redes sociais têm um papel democrático grande. Em que outro momento um profissional poderia conversar ou receber insights e aprendizados de um CEO com anos de carreira? As chances são pequenas no offline, mas, especialmente no LinkedIn, isso é possível. O primeiro passo para dar início a essas conexões inclui conhecer com quem a marca está conversando e entender quais são os pontos de identificação para validar se a comunicação está de acordo com o que o público busca, gosta, precisa e acredita. Em seguida é o momento de garantir que os conteúdos sejam relevantes, e para isso é necessário levar em consideração três elementos: quais os temas que o executivo tem propriedade para falar; o que é preciso comunicar de acordo com a estratégia da marca; e o posicionamento definido de acordo com o que a audiência está buscando. Quanto à recorrência na plataforma, penso que presença somada à relevância gera reputação. E, do meu ponto de vista, essa é uma equação estratégica para ampliar a percepção de valor de qualquer marca. Não adianta postar todos os dias se os insights são superficiais, repetitivos ou não interessam à audiência, contudo, postar apenas uma vez por mês não te torna presente na memória do público. Outro fator importante nessa construção é lembrar que o LinkedIn se faz essencial pois consegue oferecer um traço humano - que é “gatilho” no marketing -: a reciprocidade. Por isso, oferecer insights sobre gestão, carreira e negócios na plataforma humaniza as marcas por meio de seus líderes. Dessa forma, ao entender a importância de personificar a marca, se tornar referência na maior rede social profissional do mundo é o caminho mais eficiente para construção de uma comunidade ativa e, por consequência, construir uma boa reputação com o público. *Ana Laura Motta Vaz é sócia e Content Manager da MOTIM. Relações-públicas com mais de 6 anos de experiência no Digital, já trabalhou no desenvolvimento de estratégias de marca e de conteúdo para mais de 40 empresas e 30 executivos de negócios locais, startups e scale ups. Na MOTIM é responsável por criar e gerenciar estratégias de reputação para marcas pessoais e institucionais que se destacam em seus mercados, como Alura, Zenvia, BlendEdu e 1STI.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme