Os Trending Topics do Twitter amanheceram nessa sexta (18) com termos bastante peculiares: RIP Twitter, Se o Twitter morrer e Elon Musk. No meio deles, um chamava a atenção: KOO. A rede social criada na Índia, foi catapultada após uma série de polêmicas de que o atual CEO do Twitter acabaria com a rede social recém adquirida. Com as demissões em massa, anúncio de selos verificados à venda e de uma possível falência, os usuários começaram a buscar outra opção caso um dia encontrem "a baleia azul" no lugar do famoso pássaro.
Tumblr e Mastodon foram alguns nomes levantados, mas foi o KOO que mais agradou a comunidade pela semelhança na ferramenta. Na nova rede social há possibilidade de criação de textos com até 500 caracteres, enquanto no Twitter o limite é de 280. Ela também está disponível para download para iOS na Apple Store e para Android na Google Play Store. Após o download é possível escolher um idioma de preferência.
Até esta manhã, ainda não havia a versão em português, mas a rede social emitiu um comunicado no Twitter informando que muito em breve passaria a oferecer o idioma, devido a alta adesão de brasileiros - entre eles muitos famosos, como Felipe Neto que já garantiu o selo de verificado na nova rede social.
O cofundador da rede social Mayank Bidawatka anunciou que está em andamento a possibilidade de migração de publicações do Twitter para a plataforma. “Em breve, permitiremos que você migre facilmente todos os seus tweets antigos para o KOO e também ajude a encontrar seus seguidores existentes no Twitter no KOO. Vou mantê-los informados”, disse Bidawatka no Twitter.
Já Aprameya Radhakrishna, também cofundador da plataforma, afirmou que “A liberdade de expressão para a população não inglesa (80% do mundo) continua sendo um desafio e KOO continuará a tornar a expressão aberta mais inclusiva em todos os idiomas e culturas! Todos precisam ter voz!”.
Migração deve funcionar?
Apesar da alta procura pela nova rede social, a maioria dos usuários continua esperando que Elon Musk anuncie oficialmente o fim do Twitter para que apenas assim troquem de rede. A curiosidade por um novo local para desabafar ou saber das notícias, por outro lado, mostrou que ainda há espaço para que novas redes surjam e conquistem as pessoas. O duplo sentido no nome (que faz alusão ao som de um pássaro), por sua vez, teve muita influência para o alto engajamento. Os brasileiros já fazem piada e dominam os assuntos mais falados dentro do KOO. Se a rede de fato ganhar popularidade, as marcas terão um longo caminho para cativar a audiência se mantiverem a postura mais formal e uma alta capacidade de viralização se entrarem no jogo da piada de duplo sentido.
Leia também: 3 tendências culturais identificadas pelo Twitter
COMPARTILHAR ESSE POST