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Kantar aponta razões pelas quais não há espaço para estereótipos no Marketing

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Tempo de Leitura 1 min

DATA

4 de out. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Do alto do senso comum, suposições não testadas não possuem - ou não deveriam possuir - espaço no Marketing moderno. No entanto, algumas peculiaridades, como o ego de alguns dos profissionais da área, ainda fazem com que teorias infundadas passem à frente da análise dos dados na hora de tomar decisões estratégicas.

Pensando no potencial destrutivo deste comportamento, a Kantar IBOPE Media publicou o relatório “Beyond Bias – Ampliando Perspectivas”. O estudo traz opiniões de especialistas e contribuições de clientes que apontam dados e panoramas concretos para que os profissionais de Marketing evitem privilegiar interpretações pessoais em detrimento dos dados.

O relatório mostra como os estereótipos podem prejudicar uma segmentação precisa em campanhas publicitárias. O uso de categorias demográficas comuns, como idade ou sexo, nem sempre reflete as diversas realidades e preferências dos indivíduos dentro desses grupos, e dados do Target Group IndexTM comprovam essa tese.

Na América Latina, apenas 7% dos consumidores que compraram maquiagem, cosméticos, produtos dermatológicos ou perfumes/loções pós-barba online nas últimas quatro semanas possuem entre 16 e 34 anos, diferentemente do que a crença popular sugere. Dentro desse grupo, 39% são mulheres dentro dessa mesma faixa etária – demonstrando que a maior parte dos compradores está fora desse grupo demográfico.

O conceito central do relatório se fundamenta em uma abordagem de Marketing baseada em pessoas. Isto evita que as empresas caiam nas armadilhas armadas pelos estereótipos, criem relevância de marca e estabeleçam conexões mais pessoais com os clientes, evitando simplificar o target com grupos homogêneos.

Leia também: Natura e a missão de dissolver os estereótipos impostos pela indústria da beleza

Natura - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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