MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Já pensou na 'saída' da sua empresa?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

2 de out. de 2019

CATEGORIA

Artigos

O capitalismo no Brasil, ainda não parece, mas está vivendo o início de uma forte mudança. Com a inflação baixa e os juros reais nos menores patamares históricos, o capital terá que partir para opções com maior risco.

Invariavelmente, a economia real será impactada com a entrada de recursos, seja via debêntures financiando o crédito de grandes organizações, ou aportes via Venture capital ou investimento-anjo fomentando a inovação de startups.

O que leva a uma reflexão típica de ecossistemas mais maduros: qual seria a melhor saída para o seu negócio? Entenda como “saída” não a sua falência - índice que ainda é alarmante no Brasil, onde 4 em cada 5 negócios morrem nos primeiros 5 anos de existência (em startups a estatística é ainda mais dura).

Um dos prismas que leva um empreendedor a começar um negócio é a “dor” que aflige um grupo de consumidores. A carência de uma solução mais prática, barata ou de melhor qualidade é na maioria das vezes a força motriz da proposta de valor que constrói um projeto de sucesso.

Mas não raro - e este cenário ainda é algo pouco explorado no país - a dor tem como prisma uma deficiência que um segmento e/ou empresas específicas possuem em suas atuações - seja em produto, serviço ou até mesmo geografia.

Como alguns exemplos clássicos:

  • O PowerPoint era uma startup adquirida pela Microsoft em 1987

  • O Android, com outro nome, foi comprado pelo Google com toda a equipe na virada da década retrasada.

  • O mesmo se aplica a DoubleClick, que foi fundamental para o mecanismo de remuneração do sistema de busca do site.

  • A brasileira TOTVS é uma colcha de retalhos de sistemas de TI adquiridos pela Microsiga ao longo de mais de 20 anos, até a mudança de nome.

  • Unilever, Procter e Nestlé são algumas das empresas que possuem áreas de fusões e aquisições prontas para comprar oportunidades ao redor do mundo em segmentos que não atuavam anteriormente.

  • O maior grupo universitário do mundo, o brasileiro Anhanguera, cresceu a partir da aquisição de concorrentes em geografias aonde não estavam presentes.

Pouquíssima gente sabe, mas as grandes empresas do Silício - Apple, Google Facebook -  compram dezenas, até centenas de empresas por ano. O “detalhe” é que são compras pequenas, geralmente por valores não declarados e levando todo o time e tecnologia embarcada.

Que depois encontramos nos aplicativos e tecnologias. O Apple Music nada mais é do que a remodelação do aplicativo de streaming da Beats, por exemplo.

Ecossistemas maduros de capitalismo tem no investidor anjo e/ou líder de uma firma de investimento em novos negócios ocasionalmente um empreendedor de sucesso que cumpriu o seu ciclo de negócio, está capitalizado e fará aporte em outras pessoas que estão no meio do caminho.

Para quem ainda está construindo a sua jornada, vale sempre uma reflexão: até aonde o meu negócio pode chegar e, se eu tiver que sair dele um dia, como e para quem (não precisa ser uma empresa específica, mas um segmento-alvo) esta organização teria interesse?

Tanto quanto a necessidade que uma proposta de valor gera ao público-alvo, a dor que uma empresa pode sanar ao mercado de atuação (e incomodar os concorrentes) pode ser o gatilho para que o fim seja a perenização de um legado maior. 

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme