<p><strong>Interatividade no PDV</strong></p><p>Por Mariana Cestari e Marcela Brandi *</p><p>A bola da vez &eacute; investir em atitude de marca, mas at&eacute; que ponto isso gera decis&otilde;es no PDV? Investimentos em atitude de marca podem ser um tiro no p&eacute; se a empresa n&atilde;o estiver atenta &agrave; nova atitude do consumidor e ao novo grupo de consumidores que se forma hoje no mercado brasileiro. </p><p>As empresas est&atilde;o viciadas em seduzir o consumidor atrav&eacute;s de campanhas multimilion&aacute;rias no hor&aacute;rio nobre, mas abandonaram o PDV. A marca deve mostrar sua atitude no PDV, onde a maioria das decis&otilde;es de compra s&atilde;o tomadas. </p><p>Um dos melhores caminhos &eacute; gerar experi&ecirc;ncia de marca atrav&eacute;s de marketing sensorial e interativo, seduzindo o consumidor a interagir com a marca e com seus produtos. Inova&ccedil;&atilde;o, sedu&ccedil;&atilde;o e valor podem estar agregados &agrave; praticidade e interatividade. O residual dessa experi&ecirc;ncia gera resultados tanto imediatos como de longo prazo, aproximando o consumidor da marca.</p><p>Infelizmente, o marketing no Brasil ainda considera &ldquo;10x sem juros&rdquo; suficiente para gerar consumidores fi&eacute;is a uma marca, e pensa muito pouco em inovar. Em um mercado onde interatividade se resume a um web site bem feito, id&eacute;ias inovadoras que levam interatividade para o espa&ccedil;o f&iacute;sico ainda parecem coisa de outro mundo. Poderiam at&eacute; ser id&eacute;ias de outro mundo se a&ccedil;&otilde;es interativas no PDV em pa&iacute;ses da Europa e nos EUA n&atilde;o tivessem aumentado em mais de 60% o fluxo nas lojas e em at&eacute; 40% a venda dos produtos. Interatividade vai muito al&eacute;m de um click!</p><p>Conquistar o consumidor n&atilde;o &eacute; um bicho de sete cabe&ccedil;as. Mudar a vis&atilde;o ultrapassada de consumidor &eacute; que est&aacute; cada vez mais dif&iacute;cil. O marketing das empresas precisa romper com a id&eacute;ia de consumidor das &uacute;ltimas d&eacute;cadas. Afinal, o poder de decis&atilde;o do consumidor atual &eacute; apenas o resultado do que o pr&oacute;prio mercado ofereceu para ele nos &uacute;ltimos 10 anos.</p><p>* Mariana Cestari e Marcela Brandi s&atilde;o s&oacute;cias diretoras da ag&ecirc;ncia Stuff Interactive.</p>
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