<p><strong>Inovando a Inova&ccedil;&atilde;o</strong></p><p>Por Glen Valente* </p><p>No Brasil e no mundo, HSBC. Este &eacute; o conceito que abra&ccedil;a todas as a&ccedil;&otilde;es do HSBC no Brasil e tamb&eacute;m representa um grande desafio para o banco: como um banco presente em todo o mundo poderia proporcionar produtos e servi&ccedil;os que atendam a uma demanda local, em um mercado t&atilde;o peculiar como o nosso, de maneira &aacute;gil e competitiva? Como um banco relativamente novo no Brasil poderia ser simp&aacute;tico a um p&uacute;blico t&atilde;o acostumado &agrave;s tradicionais institui&ccedil;&otilde;es financeiras daqui? </p><p>Para responder a estes questionamentos, o HSBC encontrou na inova&ccedil;&atilde;o sua resposta. Inova&ccedil;&atilde;o seria a palavra que nortearia os trabalhos do banco, a palavra que o identificaria frente a sua acirrada concorr&ecirc;ncia. Inova&ccedil;&atilde;o passaria a fazer parte do DNA do HSBC. </p><p>E como seria traduzida esta inova&ccedil;&atilde;o no dia-a-dia? N&atilde;o basta uma logomarca nova, ag&ecirc;ncias novas ou uma equipe nova. Pensar a inova&ccedil;&atilde;o teria necessariamente que ir al&eacute;m. A inova&ccedil;&atilde;o teria que ser inovada. O discurso s&oacute; seria convincente se realmente surpreendesse o p&uacute;blico. </p><p>O primeiro passo foi entender que a surpresa seria mostrar ao cliente que o HSBC sabe que as pessoas s&atilde;o diferentes. Cada qual com suas necessidades e seu jeito de ser. Mais do que isso, uma vez entendendo a diferen&ccedil;a entre as pessoas, o HSBC se posicionaria como preparado a atender cada uma destas diferen&ccedil;as. Oferecer produtos e servi&ccedil;os espec&iacute;ficos para cada tipo de pessoa. </p><p>Foi assim que servi&ccedil;os como o Hor&aacute;rio Estendido, que disponibiliza ag&ecirc;ncias abertas das 9h &agrave;s 18h, surgiram. Iniciativa pioneira e comodidade reconhecida pelos clientes. A id&eacute;ia era refor&ccedil;ar mais uma vez que o HSBC buscaria se encaixar as necessidades das pessoas, n&atilde;o importando que paradigmas tivessem que ser quebrados. Seguindo o mesmo racioc&iacute;nio, produtos como o Credim&oacute;vel apareceram. Pela primeira vez um banco trazia taxas t&atilde;o baixas para o financiamento imobili&aacute;rio. </p><p>O pr&oacute;ximo passo foi a campanha &ldquo;Personagens&rdquo;, um marco na publicidade nacional. Pela primeira vez, uma campanha tangibilizava a id&eacute;ia dos diferentes perfis das pessoas, convidando o p&uacute;blico a interagir com comunica&ccedil;&atilde;o, contando suas experi&ecirc;ncias e a maneira de como v&ecirc;em o dinheiro em suas vidas. Com o estrondoso sucesso, mais de 2,2 milh&otilde;es de pessoas visitaram o site da campanha, que ainda deu origem a um livro lan&ccedil;ado em Curitiba e S&atilde;o Paulo que trazia a experi&ecirc;ncia de alguns destes espectadores. </p><p>A partir da&iacute;, o HSBC iniciou uma verdadeira &ldquo;guerrilha virtual&rdquo;. Se a inova&ccedil;&atilde;o e a oferta de produtos e servi&ccedil;os adequados aos diferentes jeitos de ser de cada um foi a maneira pela qual o HSBC se diferenciou, foi na internet onde fincou sua bandeira de modo a estar sempre pr&oacute;ximo de cada um de seus clientes. Produtos e servi&ccedil;os n&atilde;o bastavam ser inovadores. Deviam estar cada vez mais ao alcance do p&uacute;blico. O ambiente on-line seria o local mais apropriado. </p><p>Desse modo foi criado o <a href="https://www.hsbcinvestimentos.com.br/" target="_blank">Portal de Investimentos</a>. Mais uma inova&ccedil;&atilde;o do HSBC e um conforto para todos os novos investidores que v&ecirc;m surgindo a cada dia, acreditando cada vez mais no crescimento de nosso pa&iacute;s. Ou ainda os Seguros Carbono Neutro, para autom&oacute;veis e lares. O primeiro do g&ecirc;nero, mostrando que inova&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m &eacute; se preocupar com o futuro do planeta. </p><p>Para o futuro, o trabalho j&aacute; est&aacute; sendo &aacute;rduo. A tarefa de sempre inovar &eacute; uma busca incessante em se descobrir uma maneira diferente de surpreender, em ser &uacute;til e tornar a vida das pessoas mais f&aacute;ceis. Entender o ponto de vista de cada um de seus clientes. &Eacute; sobre isso que se debru&ccedil;a o trabalho do HSBC atualmente. Para garantir que para os pr&oacute;ximos anos continuemos sendo no Brasil e no mundo, o HSBC que todos conhecem.</p><p>* Glen Valente &eacute; Diretor de Marketing do <a href="http://www.hsbc.com.br" target="_blank">HSBC</a>.</p>
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