MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Influenciadores virtuais alcançam altas taxas de engajamento e interessam marcas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

17 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Influenciadores virtuais alcançam altas taxas de engajamento e interessam marcas

O Marketing digital está passando por uma transformação marcante com o crescimento dos influenciadores virtuais, que já começam a superar seus pares humanos em termos de engajamento. Personalidades criadas com o auxílio da inteligência artificial estão atingindo taxas de engajamento de até 6,5%, conforme apontam dados de uma pesquisa divulgada pelo HypeAuditor.

O dado ressalta o avanço da nova geração de influenciadores digitais e escancara o interesse da indústria nas benesses da tecnologia. Com a vantagem de não enfrentarem limitações humanas, como cansaço ou controvérsias, as personalidades virtuais oferecem uma alternativa confiável e eficiente para empresas, permitindo campanhas publicitárias contínuas e sem interrupções.

Na avaliação de Luiz Guardieiro, Diretor de Receita da P3, os influenciadores virtuais não são apenas uma moda passageira, mas uma realidade que está moldando o futuro do Marketing digital. Neste panorama, marcas que buscam maior controle sobre suas campanhas e querem evitar riscos estão cada vez mais investindo nesses personagens digitais, que podem ser programados para atender a necessidades específicas.

Por outro lado, a questão da autenticidade e da conexão emocional permanece em aberto. O Diretor ressalta que muitas marcas e consumidores ainda preferem interações com influenciadores humanos, pois estes são capazes de abordar as experiências de vida e as vulnerabilidades que geram vínculos emocionais genuínos com o público.

Com o avanço da tecnologia e a criação de personagens cada vez mais realistas, o debate sobre a ética e os impactos dessa substituição no Marketing tende a crescer. Por enquanto, os influenciadores virtuais se apresentam como uma solução eficiente para as empresas, ao mesmo tempo em que desafiam os influenciadores humanos a manterem sua relevância em um cenário de rápida evolução tecnológica.

Leia também: Influencers criados por IA atraem o público e trazem vantagens para as marcas

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar