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Influencers criados por IA atraem o público e trazem vantagens para as marcas

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de ago. de 2024

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Notícias

Até 2026, cerca de 80% das empresas usarão algum tipo de IA Generativa para incrementar suas ações de Marketing, conforme apontam dados divulgados pela TI Garner. Neste escopo de investimento, as companhias devem começar a pensar em abrir espaço para os influenciadores digitais gerados por IA.

Isso porque 37% dos consumidores entrevistados em um estudo conduzido pela Sprout Social disseram que estariam mais interessados em uma marca caso ela usasse influenciadores de IA. O índice sobe para 46% entre a Geração Z. Mais de um quarto (27%) afirmaram ser incapazes de distinguir entre influenciadores humanos e digitais.

O grande diferencial apresentado pela estratégia é a capacidade de personalização. Os influenciadores digitais gerados por IA podem se adaptar rapidamente aos movimentos e valores da marca, podendo ser usados como um "banco de dados" para criação de diversas peças e campanhas publicitárias.

Na avaliação de Alexandre Manisck, CSO da Social Talent, o passo mais importante, como em todas as outras frentes e disciplinas onde a IA tem feito transformações, é encarar a tecnologia como uma aliada. Na creator economy, os influenciadores digitais podem potencializar a participação e a atuação de seus pares humanos.

O Instagram, por exemplo, pretende lançar o programa Creator I.A, um chatbot que imita a "voz" do influenciador para responder aos fãs na rede social. Já o TikTok está trabalhando em uma tecnologia para oferecer aos usuários os serviços de um influenciador criado por IA para atuar em suas publicações.

Pensando nessa transformação, o CSO elencou cinco vantagens úteis oferecidas pelos influenciadores gerados por IA:

Controle de Marca e Mensagem: Influenciadores gerados por IA permitem um controle preciso sobre a mensagem e a imagem da marca. Como são criados digitalmente, suas ações, palavras e comportamentos podem ser totalmente alinhados com os valores e estratégias da empresa. Isso minimiza o risco de inconsistências de branding;Escalabilidade e Consistência: A IA possibilita a criação de múltiplos influenciadores virtuais simultaneamente e de forma consistente. Eles podem estar presentes em diferentes plataformas e interagir com públicos em diversas partes do mundo de maneira consistente,  em qualquer dia e horário;Custo e Eficiência: Uma vez desenvolvida a IA, o custo de manutenção de influenciadores virtuais é significativamente menor. Não há necessidade de negociação de contratos, cachês ou preocupações com disponibilidade. Além disso, as campanhas podem ser executadas 24 horas por dia, sem limitações de horário ou fuso horário;Adaptação e Personalização: IA permite a personalização das interações com os seguidores Com base em dados e análises, influenciadores virtuais podem ajustar suas mensagens e interações para melhor atender às preferências individuais dos seguidores, aumentando assim o engajamento e a relevância;Longevidade e Flexibilidade: Influenciadores gerados por IA não estão sujeitos às limitações de vida útil e mudanças de carreira. Isso garante uma maior previsibilidade e estabilidade nas estratégias de Marketing de longo prazo.Leia também: Os desafios e as consequências do uso da Inteligência Artificial na criação de conteúdo

Math - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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