Influenciadores digitais são a estratégia para alavancar vendas durante a Black Friday, aponta Squid Mundo do Marketing 25 de novembro de 2022

Influenciadores digitais são a estratégia para alavancar vendas durante a Black Friday, aponta Squid

         

Segundo análise, post com vídeo foi o que apresentou o melhor desempenho nas campanhas de 2021

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Com o mercado cada vez mais competitivo, as marcas  estão buscando novas formas de sair na frente durante suas campanhas. Uma das estratégias que mais se mostrou efetiva nas vendas durante a Black Friday é a realização de campanhas com influenciadores digitais. As ações realizadas durante todo o ano de 2021 atingiram mais de 17,8 milhões de impressões e alcançaram mais de 4,5 milhões de pessoas pela rede social Instagram, segundo um estudo feito pela Squid.

As ações tiveram o objetivo de fortalecer o conhecimento das marcas e proporcionar aos seus seguidores descontos exclusivos que resultaram em grandes vendas. Dentro das ativações, o estudo identificou que as categorias que obtiveram crescimento em campanhas da Black Friday foram Beauty & Care, Home Care, Negócios e Tecnologia.

O modelo de publicação destaque neste período, na categoria de posts, foram de vídeos conquistando 53% do total das postagens publicadas, logo em seguida está o modelo de carrossel atingindo 30%. No gráfico abaixo conseguimos comparar a mudança de comportamento e de engajamento dos influencers a partir da migração dos modelos de imagem para vídeos, a partir do momento que os modelos de Reels tomam uma proporção maior na rede, principalmente após a extinção de outros formatos de vídeo na plataforma. Assim como a alta viralização deste  modelo e potencial de alcance ele aumentou em 2021, 211% comparando com o ano de 2020.

Formatos estratégicos

Para Tainã Senna, diretora de Business Intelligence da Squid, considerando que hoje o Brasil é o país que mais consome produtos recomendados  por influenciadores digitais, é fundamental que as empresas utilizem da tecnologia baseada em dados para não somente analisar o comportamento dos seus consumidores, mas também criarem estratégias cada vez assertivas para a Black Friday em 2022.

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Outro dado em destaque é o formato de publicação de ‘post’ com vídeo, que apresentou o melhor desempenho, conquistando 71% do total de impressões. Na sequência, está o modelo de carrossel com 20%. Já na categoria ‘stories’, o formato mais assertivo e responsável pela maioria das impressões foi em vídeo, com 91%. Nesse sentido, dentre as campanhas realizadas pela Squid durante a Black Friday, houve um aumento de 42.3% na taxa de engajamento em 2021 comparando com 2020, na categoria de ‘posts’.

Também foram apontadas no estudo campanhas de performance, cujo o propósito não fosse o awareness da marca mas sim o uso de influenciadores para realizar o direcionamento de uma ação do usuário, como clicar em um link, realizar um download, fazer um cadastro, entre outros. Para obter esse dado é utilizado o CTR (click through rate), no qual se mensura a eficiência dos conteúdos de conversão. Em 2021 foi alcançado uma mediana de 0.37% nas campanhas, já em 2020 atingimos 0.27% e em 2019, 0.16% – ocorrendo uma evolução de 37% em 2021 comparando com 2020.

Redes sociais – O uso das redes sociais para impulsionar as vendas durante a Black Friday em 2021 aumentou 375,28%, de acordo com o blog Vindi. Em consequência do uso dessas mídias sociais, também constatou-se um aumento no uso de dispositivos móveis durante a Black Friday em 2021, a pesquisa trouxe que  61,1% dos consumidores afirmam ter utilizado Smartphones e Tablets para acessar sites e aplicativos de lojas e conferir as promoções, enquanto 38,8% das pessoas afirmaram usar Desktops para o mesmo fim.

Black Friday e Copa do Mundo – Com a Black Friday deste ano acontecendo durante a Copa do Mundo, que terá início no dia 20 de novembro, a expectativa para o comércio é de grande movimento. Um dado que chama atenção é que 56% dos consumidores afirmam que vão comprar algum produto por conta da Copa, segundo estudo divulgado pela Behup. Então além dos produtos convencionais esperados para consumo, haverá oportunidades com produtos eventuais, como roupas e acessórios, eletrônicos (TV, áudio e vídeo) e compras de supermercado.

Entre as categorias que mais possuem intenção de compra na Black Friday estão moda e eletroeletrônicos. Em relação aos perfis, 82% do público das campanhas de 2021 foi feminino, isso demonstra que, no Brasil, as mulheres são as principais consumidoras da Black Friday.

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