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Influência prateada

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

16 de set. de 2024

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Artigos

Influência prateada
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O etarismo na mídia e na publicidade é uma questão que precisa ser debatida, porém nas redes sociais o problema é ainda maior. É evidente que há poucos influenciadores com mais de 50 anos fazendo sucesso, mesmo com o aumento da presença de pessoas mais velhas no mundo digital. Não dá mais pra ignorar que as "cabeças platinadas" estão consumindo e produzindo conteúdo nas redes.

O público 50+ está mais conectado do que nunca e consumindo todo tipo de conteúdo online. Mas existe ainda a percepção equivocada que somente as mensagens direcionadas aos jovens conseguem atingir sucesso nas redes. Destaco a urgência de que essas vozes sejam ouvidas e reconhecidas pelas marcas, porque há uma oportunidade de negócios enorme sendo ignorada.

Essa geração tem aumentado muito sua presença online. No Brasil, levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que pessoas com mais de 60 anos navegando na rede mundial de computadores passou de 68%, em 2018, para 97%, em 2021. Eles usam a internet para tudo: desde manter contato com amigos e família, até consumir conteúdo, produtos e serviços. Mesmo com todo esse poder de compra e relevância nas redes, são poucos os influenciadores dessa faixa etária ou que falam com eles. Porém, os que resolveram enfrentar o preconceito estão mostrando que idade não é obstáculo para produzir conteúdo que ressoe com públicos de todas as idades.

Influenciadores 50+ quebrando barreiras 

Existem muitos influenciadores que, estimulados pelos mais jovens, exploram a imagem do "vovô/vovó fofinho". Porém, há nesse grupo aqueles que fogem desse estereótipo. Um grande exemplo é o ator Ary Fontoura, que durante a pandemia, virou febre no Instagram, com vídeos leves e bem-humorados, conquistando pessoas de todas as idades.

Outro exemplo é o trio das Avós da Razão, que mostram que você não precisa ser a típica "vovózinha querida" para fazer sucesso. Elas falam sobre temas polêmicos e sérios com muito sarcasmo e humor, desconstruindo a imagem tradicional de idosos. São mulheres que usam a idade para brincar e provocar, mostrando que dá pra envelhecer com bom humor e relevância.

Já no TikTok, um grupo que vem ganhando muita visibilidade é o Retirement House, um coletivo de influenciadores mais velhos que faz conteúdos super divertidos, com uma pegada jovem e cheia de energia, provando que não existe limite de idade para ser criativo e conquistar as redes e que os mais velhos conseguem brincar e se adequar aos formatos da mesma maneira que criadores mais jovens.

Mais do que uma questão apenas de representatividade, é urgente entender que o mercado prateado, dentro e fora das redes sociais, vai continuar crescendo e que essas pessoas precisam se enxergar nos espaços de mídia e conteúdo para se relacionar com a sua marca.

As redes sociais abriram portas para uma diversidade de vozes, mas ainda precisamos evoluir na forma como retratamos as pessoas mais velhas. Assim como fizemos progresso em pautas raciais e LGBTQIA+, precisamos mudar a visão sobre o envelhecimento. Marcas que souberem abraçar influenciadores seniores estarão na linha de frente dessa transformação, criando uma comunicação mais inclusiva e relevante.

Compartilho alguns perfis 50+ para você acompanhar e se inspirar: 

Ary Fontoura (@aryfontoura): com vídeos leves e bem-humorados, mostra que envelhecer pode ser divertido;

Avós da Razão (@avosdarazao): mulheres que falam de temas sérios com sarcasmo, desconstruindo estereótipos;

Nelson Freitas (@nelsonfreitas): ator e comediante que faz conteúdos variados, indo do humor às reflexões;

Dimas Moura (@_soumais50): fala sobre como é possível viajar, praticar esportes e ter independência financeira após os 50;

Sylvia Loeb e Carla Leirn (@minhaidadenaomedefine): mãe e filha discutindo saúde, beleza e mitos em torno da menopausa e do envelhecimento;

Luis Baron (@topassado_): aborda temas LGBTQIA+ e envelhecimento, trazendo discussões relevantes para a comunidade;

Marcia Monteiro (@geracaoilimitada): a jornalista fala sobre idadismo e economia prateada;

Rosangela Marcondes (@it_avo): compartilha conteúdos sobre moda, decoração e longevidade com muito estilo.

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Alexandre Manisck é CSO da Social Talent

Alexandre Manisck

CSO da Social Talent

Alexandre Manisck é CSO da Social Talent, tem 25 anos de carreira sendo líder em importantes empresas. Foi um dos criadores da CicloFaixa, case que mudou a relação das pessoas com bicicleta na cidade de São Paulo e Diretor Executivo de Criação e Estratégia da Salon Line, onde ajudou a construir uma das marcas mais relevantes e desejadas de cosméticos do Brasil e um dos mais bem sucedidos projetos de marketing de influência do país. É Coordenador do Bootcamp de Planejamento e Estratégia na Miami Ad School, escola de criatividade e estratégia mais premiada do mundo

AUTOR

Alexandre Manisck é CSO da Social Talent

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Alexandre Manisck é CSO da Social Talent, tem 25 anos de carreira sendo líder em importantes empresas. Foi um dos criadores da CicloFaixa, case que mudou a relação das pessoas com bicicleta na cidade de São Paulo e Diretor Executivo de Criação e Estratégia da Salon Line, onde ajudou a construir uma das marcas mais relevantes e desejadas de cosméticos do Brasil e um dos mais bem sucedidos projetos de marketing de influência do país. É Coordenador do Bootcamp de Planejamento e Estratégia na Miami Ad School, escola de criatividade e estratégia mais premiada do mundo

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Alexandre Manisck é CSO da Social Talent, tem 25 anos de carreira sendo líder em importantes empresas. Foi um dos criadores da CicloFaixa, case que mudou a relação das pessoas com bicicleta na cidade de São Paulo e Diretor Executivo de Criação e Estratégia da Salon Line, onde ajudou a construir uma das marcas mais relevantes e desejadas de cosméticos do Brasil e um dos mais bem sucedidos projetos de marketing de influência do país. É Coordenador do Bootcamp de Planejamento e Estratégia na Miami Ad School, escola de criatividade e estratégia mais premiada do mundo

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Alexandre Manisck é CSO da Social Talent, tem 25 anos de carreira sendo líder em importantes empresas. Foi um dos criadores da CicloFaixa, case que mudou a relação das pessoas com bicicleta na cidade de São Paulo e Diretor Executivo de Criação e Estratégia da Salon Line, onde ajudou a construir uma das marcas mais relevantes e desejadas de cosméticos do Brasil e um dos mais bem sucedidos projetos de marketing de influência do país. É Coordenador do Bootcamp de Planejamento e Estratégia na Miami Ad School, escola de criatividade e estratégia mais premiada do mundo

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