MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Indústria está otimista com e-commerce, mas sofre para adaptar cultura ao digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de mai. de 2022

CATEGORIA

Notícias

Impulsionada pelos desafios dos últimos dois anos, a indústria brasileira vem se reinventando e a digitalização é uma das realidades para o segmento. E esse processo não está restrito à produção, mas também ao posicionamento de mercado – prova disso é o crescimento das lojas virtuais no modelo D2C, quando a indústria vende diretamente para o consumidor final.

É o que aponta a pesquisa Desafio da Indústria no E-commerce, realizada pela consultoria em soluções para o segmento, Híbrido, em parceria com o E-commerce Brasil. O levantamento, que ouviu diversas companhias do país, destaca que as vendas virtuais estão crescendo, mas ainda podem se desenvolver na área industrial. Atualmente, 26,9% das indústrias ouvidas já possuem e-commerces há pelo menos quatro anos, enquanto 44,2% ainda não contam com este canal.

Para impulsionar a entrada neste canal de vendas, a terceirização tem sido uma aposta certeira das empresas: 75,9% delas optam por desenvolver e manter a tecnologia relacionada ao e-commerce com especialistas parceiros. Além disso, os investimentos em estratégia e performance dessas plataformas são terceirizados em 31% dos negócios.

“Buscar parcerias estratégicas tem sido muito assertivo para dar à indústria a velocidade necessária neste processo de ampliação dos canais de vendas, com a entrada no e-commerce. Essa tem sido uma tendência muito clara, visto que torna os investimentos mais assertivos, sem a necessidade de formação e maturação de equipe interna e especializada”, avalia Nicolas Marchewsky, diretor comercial e co-founder da Híbrido.

Adaptar a cultura tem sido a principal barreira

Enquanto terceirizar as questões técnicas do e-commerce tem sido a saída para muitos negócios impulsionarem seus resultados, adaptar a cultura da empresa para o digital é o maior desafio neste processo para 37,9%. Já o gerenciamento de conflitos com outros canais aparece em segundo lugar, apontado por 34,5% das empresas. O investimento é apenas o terceiro tópico, com 34% dos votos, o que mostra a abertura para o direcionamento de verba neste sentido. “Investir em loja online própria foi uma das principais saídas na pandemia, quando a indústria precisou se reinventar para manter seu fluxo de vendas o que facilitou a abertura de investimentos.

A cultura ainda deve ser um processo que se consolidará no médio prazo, mas que tem sido adaptada à medida que parcerias estratégicas mostram os resultados e fortalecem essa transformação digital”, finaliza Nicolas. Para além das barreiras, é cada vez mais claro na indústria que a transformação digital e a experiência do consumidor andam lado a lado. E se adaptar a uma nova realidade não é mais opção, mas apenas questão de tempo em negócios que desejam seguir crescendo e ampliando resultados.

Leia também:“Indústria 4.0 não causará demissões, mas uma realocação de talentos”, afirma especialista da Omron Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme