A COVID-19 impactou muito o mundo dos negócios, incluindo o setor jurídico. Embora algumas dessas mudanças tenham sido temporárias, outras tiveram um impacto duradouro. A maioria dos escritórios descobriu que o trabalho remoto não diminui a produtividade, embora aqueles profissionais que não conseguiram criar um espaço separado em suas residências para trabalhar enfrentassem maiores desafios. Da mesma forma, a maioria sentiu que os níveis de serviço ao cliente não diminuíram.
Após quase dois anos trabalhando remotamente, os escritórios de advocacia foram desafiados a repensar o modelo tradicional de trabalho. Esta grande mudança ajudou a ressaltar a importância de oferecer aos advogados e funcionários a liberdade de trabalhar em casa, mesmo que por uma parte do tempo.
Um dos principais desafios no início da pandemia foi a tecnologia. Dependendo do tamanho do escritório, isso poderia significar centenas de funcionários trabalhando remotamente em poucos dias. Embora algumas empresas já tivessem este modelo de trabalho adotado, permitindo que toda a empresa trabalhasse em casa sem problemas, nem todas teriam os recursos necessários prontos para serem utilizados.
A segurança cibernética também desempenhou um papel importante nessa transição. Garantir a seguridade de bancos de dados e sistemas remotos era vital, permitindo que as pessoas trabalhassem em qualquer lugar sem comprometer a privacidade de seus clientes. Mas, apesar de todos os desafios, alguns impactos da pandemia, especialmente no marketing jurídico, vieram para ficar e isso pode ser uma boa notícia.
1) Presença digital obrigatória
O mundo pós-pandemia é digital. A COVID-19 impactou o mundo do marketing para negócios jurídicos e mudou a forma como os advogados se conectam com as pessoas que precisam de seus serviços. Hoje, muito mais advogados reconhecem que uma forte presença online é quase obrigatória para o crescimento sustentável do escritório. A pandemia encorajou mais advogados a aprenderem e finalmente a aceitarem o marketing de mídia social, o SEO (otimização para mecanismos de busca) e publicidade online. Além disso, o e-mail marketing tornou-se mais aceitável e utilizado para gerar e nutrir leads, tornando extremamente importante ter um banco de dados de marketing limpo, preciso e de alta qualidade.
2) O cliente em primeiro lugar (mais do que nunca)
A relação advogado-cliente determinará o sucesso de um escritório. Como você interage com seus clientes, atende aos seus requisitos e é sensível à sua voz são algumas coisas que desempenharão um papel crucial no crescimento do negócio. De fato, a pandemia nos trouxe uma visão ainda mais clara da necessidade de permanecer em contato próximo com os clientes e prospects.
3) Videoconferência: a melhor maneira de se comunicar com o cliente
Com a pandemia, tivemos que nos adaptar a novas formas de comunicação e as videoconferências passaram a fazer parte do cotidiano dos profissionais porque era a única maneira de ver os colegas de trabalho e clientes. Os advogados exploraram soluções de videoconferência e as implementaram em sua rotina diária. Aqueles que se adaptaram rapidamente a esse novo mundo remoto, tiveram uma vantagem imediata ao tentar se conectar com novos clientes.
Como “herança” da pandemia, já vemos que as pessoas continuam solicitando videoconferência como alternativa às reuniões tradicionais, especialmente para reuniões de rotina com clientes e entrevistas iniciais de recrutamento.
4) Continuidade dos eventos virtuais
Os eventos sempre fizeram parte da estratégia de marketing de todo escritório. Já faz parte da cultura dos advogados participar de eventos setoriais e conferências, além de organizarem diversos eventos em seus escritórios para se conectarem a potenciais clientes.
Além disso, os advogados estão sempre em conexão com seus pares em diversos eventos do setor jurídico que são voltados apenas para estes profissionais, o que muitas vezes cria oportunidades de parcerias e indicações de clientes.
No início da pandemia da COVID-19 os eventos presenciais foram totalmente suspensos. No entanto, plataformas de videoconferência tais como Zoom e Microsoft Teams cresceram rapidamente em popularidade e apresentaram uma nova solução fantástica para a realização de eventos. Desde então, todo tipo de evento - de entrevistas de emprego a seminários e webinars- começou a acontecer nessas plataformas.
Atualmente os eventos presenciais estão retornando pouco a pouco, porém os virtuais não desapareceram. Em vez disso, tornou-se cada vez mais comum serem oferecidos eventos em formato híbrido: com opções presencial e virtual ao vivo. E eles vieram para ficar.
Seu escritório pode tirar proveito desses impactos duradouros da COVID-19, revisitando seu planejamento de marketing e incluindo nele ações que contemplem esse novo normal e consequentemente tragam resultados positivos ao seu negócio.
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