O iFood celebra 14 anos em 2025, mas o aniversário não será o único motivo para celebrações ao longo do ano: a marca comemora um crescimento estimado em 100x ao longo dos últimos 10 anos.
Em 2024, o app do iFood foi aberto 35 milhões de vezes por dia e atendeu a mais de 55 milhões de clientes espalhados por 1500 cidades brasileiras. Ao todo, cerca de 110 milhões de pedidos foram atendidos pelos mais de 310 mil entregadores cadastrados na plataforma. Estima-se que os pedidos tenham sido direcionados a 350 mil estabelecimentos.
Executivos da companhia abordaram algumas das principais alavancas do crescimento no ano passado ao apresentar um relatório com dados coletados pela empresa entre janeiro e dezembro de 2024. A exploração de novas vertentes e modelos de negócios compatíveis com a proposta da plataforma, associada a conexão com as demandas do consumidor, é apontada como o grande diferencial para a explosão da plataforma.

Abrangência no modelo de negócios
O iFood define a si próprio como um ecossistema gerador de negócios, que conecta os lojistas aos usuários em diversas ocasiões. Os componentes desta cadeia operacional são representados por diversas frentes de negócios próprios – da logística aos sistemas de pagamentos e publicidade desenvolvidos e administrados pela plataforma – e de terceiros, como indústrias e mercados parceiros.
O third-party delivery, ou Food Delivery 3P cresceu 40% no período avaliado no relatório – entre janeiro e dezembro de 2024 – e representa o maior avanço entre os componentes basilares da plataforma. Dentre as vertentes de produtos comercializados no app, o maior aumento foi registrado em Groceries (+7%).
Os componentes novatos também apresentaram bom desempenho. O serviço iFood Pago, banco digital desenhado para o atendimento a restaurantes, cresceu 15% em 2024. Já os serviços de atendimento via WhatsApp integrados ao ecossistema após a compra do Anota AI, startup adquirida pelo iFood em 2022, cresceram 13%.
Os avanços são atribuídos à manutenção de um mindset voltado à plena integração de lojas, clientes e soluções específicas para diferentes negócios, bem como pelo ideal da ambidestria, descrito pela melhoria dos negócios já existentes – execuções, planos e projeções – e a testagem de novos negócios e insights.
Variedade no atendimento às demandas do consumidor
As missões de compra na plataforma são diversificadas e se distribuem em quatro tipos de compras: conveniência, reposição, abastecimento e emergência. Em média, as cestas dos usuários de mercado são diversificadas, e contém produtos oriundos de pelo menos seis categorias.
Os maiores crescimentos registrados no ano passado nesta categoria foram: higiene e cuidados pessoais (+67%), alimentos secos (+64%), limpeza (+61%) e alimentos frios (+54%). Considerada emergencial, a categoria farma cresceu 67% em comparação a 2023, com quase metade dos pedidos sendo entregues na modalidade entrega express.
Cerca de 70% dos compradores em Farma foram “experimentadores de marca” e o caráter emergencial da categoria potencializou a performance de anúncios adquiridos por marcas da indústria farmacêutica. Anunciando no iFood com o conceito “alívio rápido como a nossa entrega”, a Tylenol obteve mais de 43 milhões impressões e registrou um aumento de 121% em GMV em agosto de 2024 em comparação ao mesmo mês em 2023.
Fiéis, mas nem tanto
A maioria (60%) dos termos de busca no período avaliado pelo iFood – janeiro a dezembro de 2024 – são termos genéricos. Clientes costumam ser fiéis às marcas favoritas, mas não ignoram o peso decisivo imposto por momentos inesperados. Ao buscar produtos para atender a uma necessidade repentina, a maioria dos compradores não possui uma marca em mente.
Mesmo os compradores frequentes de uma marca podem realizar trocas de acordo com a conveniência ou ofertas pontuais. Ao pesquisar produtos entre as principais categorias, dois entre cada cinco consumidores optam por marcas diferentes em diferentes momentos de compra em um mesmo mês.
A procura por benefícios contribui para que 42% dos pedidos sejam feitos com mecânicas promocionais. Entre esses consumidores, a frequência de compra mensal é 86% maior do que os que ignoram os descontos. Os usuários costumam trafegar por diferentes canais, passando por cerca de quatro verticais por visita.
Quase metade (45%) dos shoppers visitam mais de um canal Groceries durante a navegação na plataforma. A frequência mensal foi de nove compras por usuário entre os que mais engajaram com as diferentes verticais do negócio. Estes clientes passam, em média, uma hora navegando pelo aplicativo.
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