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Como o iFood Ads está reinventando a experiência de compra com uso de Ads

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Tempo de Leitura 3 min

Como o iFood Ads está reinventando a experiência de compra com uso de Ads
Como o iFood Ads está reinventando a experiência de compra com uso de Ads
Como o iFood Ads está reinventando a experiência de compra com uso de Ads

Nos últimos três anos, o iFood tem investido fortemente na sua plataforma de Ads, transformando a experiência de consumo dentro do aplicativo e criando oportunidades para marcas aumentarem sua visibilidade e conversão. A iniciativa tem se mostrado um case de sucesso, com consumidores cada vez mais engajados e um modelo de publicidade baseado em dados e inteligência artificial.

Com uma jornada de compras não linear, os usuários do iFood navegam entre diferentes verticais dentro do aplicativo, como mercado, farmácia, pet shop e conveniência. Os consumidores mais engajados chegam a permanecer até uma hora em uma sessão, interagindo com diversas categorias antes de finalizar suas compras. 

Essa dinâmica incentivou o iFood a adotar estratégias de gamificação inspiradas no mercado chinês, utilizando elementos interativos para aumentar o tempo de permanência dos usuários e estimular compras adicionais.

“Ao analisarmos os dados, identificamos que os consumidores mais engajados passam, em média, uma hora dentro do aplicativo por sessão. Esse comportamento nos chamou a atenção. Durante esse tempo, o usuário navega entre diferentes verticais e realiza cerca de 35 milhões de aberturas no aplicativo. Obviamente, nem todos permaneceram por uma hora, mas aqueles que apresentam maior engajamento transitam entre diversas categorias”, contou Camila Alvarez, Head de Negócios do iFood Ads, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Jornada do consumidor

Camila explica que os consumidores exploram ofertas, comparam preços entre supermercados e farmácias, para em seguida finalizar uma compra na vertical de alimentos. “Em seguida, eles continuam navegando para entender as ofertas em outras categorias, como farmácia, pet, shopping, bebidas e conveniência. Esse comportamento reflete em uma mídia de nove compras mensais pelo consumidor”,contou.

A executiva faz uma comparação com a China, onde a introdução de jogos e interações lúdicas dentro dos aplicativos tem o objetivo de aumentar o tráfego e o tempo de permanência dos consumidores. “Assim, eles são continuamente expostos a oportunidades de compra relevantes para aquele momento, ou que naturalmente impulsionam as oportunidades. Essa abordagem de gamificação é cada vez mais compatível com as tendências que observamos no mercado global."

Co-criação com grandes marcas

A área de Ads do iFood surgiu como um projeto experimental, sendo desenvolvida de forma colaborativa com grandes marcas como Unilever, Coca-Cola, Heinz, Seara e Pepsico. A plataforma foi estruturada a partir das necessidades dos parceiros, permitindo que a estratégia de publicidade dentro do app fosse desenhada com foco em eficiência e resultados. Um dos destaques dessa abordagem foi a parceria com a Coca-Cola para o lançamento de vídeos promocionais no aplicativo, que resultou em um aumento significativo de awareness e conversão para a marca.

“O iFood também conta com o Shop, uma plataforma B2B que permite que restaurantes realizem compras de produtos diretamente pelo aplicativo. Além disso, há o Adsense Shop, que oferece formatos específicos de atendimento para os estabelecimentos parceiros, focando em oportunidades dentro do ecossistema do iFood.

Há outro recurso voltado para o segmento B2B, oferecendo aos restaurantes mais opções para aprimorar sua operação. “A plataforma conta com soluções de anúncios, que possibilita ampliar a visibilidade dos estabelecimentos e atrair mais clientes. Um dos desafios enfrentados pelo iFood é alcançar os pequenos restaurantes, essas ferramentas desempenham um papel importante ao criar oportunidades para que esses negócios se desenvolvam e ampliem sua presença no mercado”, concluiu.

Expansão para um modelo self-service

Atualmente, a plataforma de Ads do iFood opera majoritariamente com grandes indústrias, atendendo cerca de 68 clientes fixos. O próximo passo da empresa é ampliar o acesso à ferramenta, permitindo que pequenos e médios anunciantes possam criar e gerenciar suas campanhas de forma autônoma. O modelo self-service, semelhante ao Google Ads, tem previsão de lançamento para o final do ano, e será disponibilizado inicialmente para um grupo seleto de parceiros, com o objetivo de refinar a experiência antes da expansão.

Com a expansão da plataforma de Ads, o iFood espera aumentar significativamente sua base de anunciantes, atingindo entre 300 e 400 clientes. Além disso, a empresa busca aprimorar a transparência dos dados para os anunciantes, permitindo que acompanhem o desempenho de suas campanhas em tempo real, sem depender de relatórios externos.

Leia também: Saiba tudo sobre iFood Move: toten, cashback, IA e previsões de consumo

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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Priscilla Oliveira

Editora

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