MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Icônica no mundo gamer, Tectoy se firma como referência no setor de pagamentos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

16 de out. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Para os gamers dos anos 1980 e 1990, poucas marcas são tão icônicas quanto a Tectoy. A empresa foi a responsável pela introdução dos consoles Master System, Mega Drive e Dreamcast, fabricados pela Sega, no mercado brasileiro.

O sucesso dos consoles marcaram a chamada era de ouro do mercado gamer nacional e alçaram a Tectoy a uma vistosa posição de liderança no setor. Do alto desta posição, em 2009, a empresa lançou o Zeebo, console de 7ª geração de fabricação própria, desenhado para rivalizar com consoles robustos como o XBOX 360 e o PlayStation 3. A iniciativa não vingou, e as operações envolvendo o Zeebo foram interrompidas em 2011.

Colecionando mais êxitos do que falhas, oito anos mais tarde, em 2019, a empresa, que ao longo dos anos, se notabilizou pela fabricação de produtos em tecnologia, foi adquirida por um grupo de investidores que logo percebeu a necessidade de reestruturar o núcleo operacional.

As mudanças operacionais envolveram a transferência do foco dos videogames para o setor de pagamentos e automação comercial. “Desde a estruturação inicial, percebemos que era impossível viver só de videogames. Esse é o grande ponto. Não tínhamos valores, volumes, e o próprio mercado não era favorável. Ao mesmo tempo, queríamos revitalizar a marca para, no médio e no longo prazo, trazer a linha de produtos que tanto marcou a empresa”, conta Valdeni Rodrigues, CEO TecToy, ao Clube Mundo do Marketing. Dos games aos meios de pagamentos 

Player importante no setor de tecnologia e eletrônicos, a Tectoy sempre prezou pela inovação. Não por acaso, os novos rumos mirados pela nova direção fizeram da companhia uma das pioneiras na exploração da tecnologia SmartPOS no Brasil. “Contando com o apoio de parceiros e investidores, incorporamos a Transire Eletrônicos a nossa operação e alcançamos a primeira posição no ranking de máquinas de pagamentos para o mercado brasileiro”, relembra Rodrigues.

A parceria foi benéfica para Tectoy, e contribuiu para a aceleração no progresso de um plano financeiro traçado para trazer para a companhia um faturamento entre R$ 100 e 200 milhões em um período de dois anos. “Junto a Transire, colocamos mais de 5 milhões de maquininhas de pagamento no mercado todos os anos. Se considerarmos toda a história desde 2017, devemos bater, em meados do ano que vem, 50 milhões de equipamentos distribuídos no mercado. É um número extremamente expressivo”, prossegue.

A transição de mercados provocou mudanças drásticas na natureza das vendas realizadas pela TecToy. Atualmente, 90% do volume de vendas da companhia é direcionado ao canal B2B. “Fornecemos tecnologia de pagamento para grandes bancos e financeiras, como Pagseguro, Cielo, Getnet e Stone. Eles compram as nossas máquinas, e nós entregamos a plataforma certificada de acordo com as exigências de segurança para as transações financeiras”, explica o CEO.

Os 10% de vendas restantes, destinados ao mercado B2C, estão ligadas a um amplo portfólio tecnológico, que inclui, além de consoles como o Master System, itens como notebooks, smartwatches e smartphones. “Nosso objetivo é entregar produtos de qualidade. Por isso, o grande foco do pessoal de pesquisa e desenvolvimento é a redução de custos. Assim, podemos desenvolver produtos bons, tecnológicos e acessíveis principalmente para as classes B e C”, finaliza Rodrigues.

Leia também: Getnet se reposiciona para aumentar o reconhecimento no mercado

TecToy - Clube Mundo do Marketing

 

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme