MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

IA é essencial para o desenvolvimento profissional, segundo relatório da Opinion Box

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de mai. de 2024

CATEGORIA

Notícias

62% dos internautas ouvidos pela Opinion Box no Relatório Inteligência Artificial – Abril de 2024 acreditam que, daqui para a frente, quem não aprender a utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial deverá ficar ultrapassado no mercado de trabalho.

A constatação surge em um estágio de diminuição do número de pessoas que acreditam que a IA irá roubar seus empregos. Quanto a isso, apenas 25% dos respondentes demonstraram alguma preocupação, enquanto 43% afirmam que a força humana é insubstituível no trabalho.

Seguindo um raciocínio parecido, 50% dos internautas disseram que é preciso ter medo da inteligência artificial no dia-a-dia, e sim aprender a usá-la do jeito certo. Esta noção está diretamente ligada à percepção de que a IA ainda não está pronta para ajudar pessoas comuns no cotidiano, compartilhada por 33% dos respondentes.

Neste panorama, 32% dos entrevistados expressaram animação quanto ao futuro moldado pela IA, e disseram ter vontade de saber o que há por vir. Do outro lado da moeda, 23% dos respondentes estão receosos e temem as consequências deste futuro. Curiosamente, a maioria, 35%, indicaram um misto dos dois sentimentos.

Principais preocupações 

Perguntados sobre as principais preocupações éticas relacionadas à utilização de inteligência artificial, 42% dos entrevistados citaram os riscos ligados à privacidade e à proteção de dados. De modo geral, 73% dos respondentes acreditam que a IA tem o potencial de coletar e analisar dados particulares.

Riscos à segurança e a cibersegurança aparecem na segunda posição no ranking de preocupações, citados por 36% dos participantes. Em seguida, perda de empregos e impacto socioeconômico (32%), riscos de plágios criativos (28%) e, novamente, perda de empregos (23%), fecham o Top 5.

Mesmo assim, 56% dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial trará impactos positivos ou muito positivos à sociedade. Apenas 14% compartilham o receio de que a tecnologia trará impactos negativos.

Leia também: Web Summit Rio 2024: o impacto da Inteligência Artificial no Marketing

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme