MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

IA é essencial para o desenvolvimento profissional, segundo relatório da Opinion Box

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de mai. de 2024

CATEGORIA

Notícias

62% dos internautas ouvidos pela Opinion Box no Relatório Inteligência Artificial – Abril de 2024 acreditam que, daqui para a frente, quem não aprender a utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial deverá ficar ultrapassado no mercado de trabalho.

A constatação surge em um estágio de diminuição do número de pessoas que acreditam que a IA irá roubar seus empregos. Quanto a isso, apenas 25% dos respondentes demonstraram alguma preocupação, enquanto 43% afirmam que a força humana é insubstituível no trabalho.

Seguindo um raciocínio parecido, 50% dos internautas disseram que é preciso ter medo da inteligência artificial no dia-a-dia, e sim aprender a usá-la do jeito certo. Esta noção está diretamente ligada à percepção de que a IA ainda não está pronta para ajudar pessoas comuns no cotidiano, compartilhada por 33% dos respondentes.

Neste panorama, 32% dos entrevistados expressaram animação quanto ao futuro moldado pela IA, e disseram ter vontade de saber o que há por vir. Do outro lado da moeda, 23% dos respondentes estão receosos e temem as consequências deste futuro. Curiosamente, a maioria, 35%, indicaram um misto dos dois sentimentos.

Principais preocupações 

Perguntados sobre as principais preocupações éticas relacionadas à utilização de inteligência artificial, 42% dos entrevistados citaram os riscos ligados à privacidade e à proteção de dados. De modo geral, 73% dos respondentes acreditam que a IA tem o potencial de coletar e analisar dados particulares.

Riscos à segurança e a cibersegurança aparecem na segunda posição no ranking de preocupações, citados por 36% dos participantes. Em seguida, perda de empregos e impacto socioeconômico (32%), riscos de plágios criativos (28%) e, novamente, perda de empregos (23%), fecham o Top 5.

Mesmo assim, 56% dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial trará impactos positivos ou muito positivos à sociedade. Apenas 14% compartilham o receio de que a tecnologia trará impactos negativos.

Leia também: Web Summit Rio 2024: o impacto da Inteligência Artificial no Marketing

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme