62% dos internautas ouvidos pela Opinion Box no Relatório Inteligência Artificial – Abril de 2024 acreditam que, daqui para a frente, quem não aprender a utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial deverá ficar ultrapassado no mercado de trabalho.
A constatação surge em um estágio de diminuição do número de pessoas que acreditam que a IA irá roubar seus empregos. Quanto a isso, apenas 25% dos respondentes demonstraram alguma preocupação, enquanto 43% afirmam que a força humana é insubstituível no trabalho.
Seguindo um raciocínio parecido, 50% dos internautas disseram que é preciso ter medo da inteligência artificial no dia-a-dia, e sim aprender a usá-la do jeito certo. Esta noção está diretamente ligada à percepção de que a IA ainda não está pronta para ajudar pessoas comuns no cotidiano, compartilhada por 33% dos respondentes.
Neste panorama, 32% dos entrevistados expressaram animação quanto ao futuro moldado pela IA, e disseram ter vontade de saber o que há por vir. Do outro lado da moeda, 23% dos respondentes estão receosos e temem as consequências deste futuro. Curiosamente, a maioria, 35%, indicaram um misto dos dois sentimentos.
Principais preocupações
Perguntados sobre as principais preocupações éticas relacionadas à utilização de inteligência artificial, 42% dos entrevistados citaram os riscos ligados à privacidade e à proteção de dados. De modo geral, 73% dos respondentes acreditam que a IA tem o potencial de coletar e analisar dados particulares.
Riscos à segurança e a cibersegurança aparecem na segunda posição no ranking de preocupações, citados por 36% dos participantes. Em seguida, perda de empregos e impacto socioeconômico (32%), riscos de plágios criativos (28%) e, novamente, perda de empregos (23%), fecham o Top 5.
Mesmo assim, 56% dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial trará impactos positivos ou muito positivos à sociedade. Apenas 14% compartilham o receio de que a tecnologia trará impactos negativos.
Leia também: Web Summit Rio 2024: o impacto da Inteligência Artificial no Marketing
COMPARTILHAR ESSE POST