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Humanizando o mundo digital

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de abr. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Vivemos em uma era de conectividade onipresente e as interações online são uma parte essencial de nossas vidas. No entanto, é sempre bom lembrarmos que há pessoas reais por trás dos dispositivos eletrônicos e das telas, buscando conexões genuínas entre elas.

É justamente neste contexto que eu ainda me questiono: como podemos humanizar o mundo digital e construir relacionamentos sólidos em meio a essa paisagem virtual?

Quando pensamos nesta pergunta do ponto de vista do mercado, é fácil ficarmos obcecados por métricas e algoritmos, esquecendo o aspecto humano. No setor de marketing, por exemplo, a mídia paga e SEO continuam sendo vistos como chaves para o crescimento de uma empresa.

Contudo, a resposta vai muito além disso. Como profissionais da área, é essencial lembrarmos que estamos lidando com desejos, necessidades e emoções.

Inclusive, uma pesquisa da Deloitte Global reforçou esse potencial humano no meio empresarial e mostrou que companhias com propósito claro são reconhecidas por 79% das pessoas como positivas. Isso ressalta a importância de se conectar verdadeiramente com os clientes, não se atentando somente aos números e análises de dados.

Logo, se pretendemos humanizar o mundo digital e construir relacionamentos sólidos, precisamos pensar em alguns pontos. Os principais deles são:

A importância da empatia: no ambiente virtual, as interações muitas vezes parecem impessoais, portanto a empatia emerge como a “força motriz” por trás de relações sinceras. É essencial entender as demandas e preocupações dos clientes, de forma a se colocar no lugar deles; Indo além dos algoritmos: embora os dados sejam importantes para orientar nossas estratégias, não devemos depender exclusivamente deles. É fundamental dedicar tempo para conversas reais, ouvir histórias e compreender jornadas; Criando experiências significativas: ao oferecer experiências personalizadas, relevantes e envolventes, as marcas se destacam em um mar de informações. Assim, a atenção dos clientes é capturada, resultando na fidelização do público. Construindo conexões autênticas

Antes de elaborar qualquer planejamento estratégico que vise humanizar o mundo digital, a empresa deve se voltar para a autenticidade das suas ideias. Dessa forma, os consumidores passam a estar mais propensos a se engajar e se identificar com ela, já que as mensagens transmitidas pela companhia se tornam genuínas.

Para alcançar esse objetivo, também há alguns passos importantes a serem percorridos. São eles:

- Seja honesto, seja você mesmo: compreenda a essência do seu negócio. Ao priorizar valores e propósitos, a autenticidade ressoa para os clientes mais do que qualquer estratégia elaborada;

- Torne-se um especialista de confiança: desenvolva um profundo conhecimento e experiência na sua área de atuação. Os clientes confiam naqueles que demonstram domínio em seu campo;

- Compartilhe uma história de marca: nada cria conexões mais emocionais do que uma história autêntica. Compartilhe a jornada da sua marca e convide os clientes a fazerem parte dela;

- Desenvolva uma comunicação clara: aprimore suas habilidades de atendimento ao cliente, oferecendo soluções claras e feedback construtivo;

- Mantenha a consistência da marca: construa uma presença sólida e reconhecível em todas as plataformas. A consistência é a principal via para transmitir confiança;

- Continue inovando: nada é mais autêntico do que a busca contínua por novas ideias e soluções. Mantenha-se ágil e aberto a mudanças.

Por meio dessas conexões autênticas, podemos moldar um futuro digital mais compassivo e conectado. Nele, as relações interpessoais continuam a florescer, independentemente do meio pelo qual são cultivadas.

Ao humanizarmos o mundo digital, não apenas fortalecemos os laços entre marcas e clientes, mas também enriquecemos as experiências online, tornando-as mais gratificantes e memoráveis para todos os envolvidos. Ou, em outras palavras, podemos explorar os novos recursos tecnológicos sem perdermos a nossa essência.

E acredite, nenhuma inovação irá perdurar se não a transformarmos em um ecossistema acolhedor e significativo. Só um olhar pessoal pode moldar os próximos passos do mercado da maneira certa, fazendo a diferença para seres humanos reais.

*Guto Quirós é Chief Marketing Officer (CMO) da Conta Simples, principal plataforma de gestão de despesas e cartões corporativos para empresas e startups no Brasil.

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