MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Happy Eggs: como a Mantiqueira reposicionou a marca e impulsionou vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

26 de fev. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

Happy Eggs: como a Mantiqueira reposicionou a marca e impulsionou vendas
Happy Eggs: como a Mantiqueira reposicionou a marca e impulsionou vendas
Happy Eggs: como a Mantiqueira reposicionou a marca e impulsionou vendas

Nos últimos anos, a produção de ovos no Brasil cresceu a um ritmo de 6% ao ano. O aumento está diretamente ligado à elevação na demanda, desencadeada, sobretudo, por uma nova maneira de encarar o alimento: antes um vilão associado a pesadelos dietéticos, como elevados índices de colesterol, os ovos são recomendados por nutricionistas e profissionais de saúde por seus atributos amigáveis ao desenvolvimento saudável.

Este avanço é celebrado pela Mantiqueira, maior produtora de ovos da América do Sul e detentora da Happy Eggs. Com 15 postos de produção espalhados pelo país, a operação reporta uma produção anual de 4 bilhões de ovos. O volume atende, principalmente, aos estados de Minas Gerais (casa da Mantiqueira), São Paulo e Rio de Janeiro, mas ampliar a presença nos quatro cantos do país é um objetivo importante no radar da empresa.

Desde 2020, a Mantiqueira desenvolve estratégias específicas para este fim. A companhia assumiu o compromisso de produzir apenas ovos de galinhas livres, investindo em um modelo mais sustentável, apesar dos desafios logísticos e de custos elevados. Este movimento levou à transformação da Happy Eggs de uma linha de produtos para uma marca independente e central na estratégia da empresa.

O movimento deu início a um processo de reposicionamento de marca para a Happy Eggs, executado em 2022. A iniciativa contou com um investimento de R$ 30 milhões em Marketing, com destaque para campanhas na Rede Globo, incluindo inserções no Fantástico em novelas da emissora. Seguindo a essência da marca, as comunicações apostaram em uma abordagem disruptiva ao utilizar animações e linguagem divertida. 

“Estamos dentro de uma empresa acostumada a operar em grande escala, atuando em um segmento altamente comoditizado. Embora o pensamento estratégico de Marketing já existisse na empresa, ele não era totalmente estruturado. Por isso, decidimos trazer a Ana Couto para nos auxiliar na criação das embalagens, na definição da visão de futuro, no posicionamento e na construção da marca”, comenta André Carvalho, diretor de Marketing da Mantiqueira Brasil, e terceiro entrevistado no Podcast Mundo do Marketing.

As mudanças também impactaram a estratégia de vendas da marca, que passou a apostar na criação de displays exclusivos nos caixas dos supermercados, resultando em um aumento de até 60% nas vendas em algumas redes. Hoje, a marca mantém 356 displays instalados e planeja ampliar os pontos de contato para 500 para ainda em 2025. 

Além disso, a empresa gerencia gôndolas exclusivas em mais de 360 lojas, oferecendo um mix segmentado e eliminando rupturas de estoque, o que aumentou as vendas da categoria em pelo menos 20% nessas unidades. Este trabalho, no entanto, não se resume apenas à parte visual da exposição, e exige algumas contrapartidas asseguradas pela Mantiqueira.

“Nós instalamos o móvel, mas nosso trabalho vai além disso: ao instalá-lo, assumimos a responsabilidade pela gestão da categoria. Nós nos tornamos parceiros nesse processo. Cuidamos do abastecimento da gôndola, retiramos o produto do estoque e garantimos que ele esteja sempre disponível no ponto de venda. Nosso compromisso é zerar a ruptura, um problema comum no varejo, especialmente em uma categoria tão essencial como a de ovos”, complementa o diretor de Marketing.

O podcast Mundo do Marketing vai ao ar toda quarta-feira, às 8h, com conteúdo sobre estratégias de Marketing e casos de sucesso de grandes marcas.

Leia também: Mantiqueira se une à JBS para expandir presença no mercado mundial de ovos

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme