Criado no Maranhão com a cor-de-rosa diferenciada e um leve sabor do tutti-frutti, o Guaraná Jesus completa 97 anos em 2024. Para celebrar, a marca firmou uma parceria com seis artistas autorais maranhenses para a campanha “Universos cor-de-rosa”. Os ilustradores Airton Marinho, Luã Campos, Helena Reginato, Dimitri, Caju Moura e Ana Waleria foram convidados para criarem obras exclusivas representando novos universos com Guaraná Jesus como protagonista.
Victor Távora, Gerente de Marketing da Solar Coca-Cola, destaca que a campanha é muito especial, pois além de celebrar a marca de refrigerante estimula interpretações únicas da dela e ainda promove o diálogo com a comunidade.
Além dos artistas, qualquer pessoa pode enviar a sua própria ilustração de Guaraná Jesus. No hotsite de Guaraná Jesus é possível visualizar as publicações, os termos de uso e compartilhar a arte e passo a passo para o envio.Os artistas maranhenses e suas criações
O artista plástico Airton Marinho é um dos ilustradores dos universos cor-de-rosa da marca. Formado em Desenho Industrial pela UFMA, com 45 anos de carreira, o profissional desenvolveu um processo próprio de xilogravura em policromia e produziu várias séries de trabalhos, quase todas revelando sua forte identidade com as tradições e a cultura popular do Maranhão. Para a campanha, o artista criou a xilogravura "Sabor Cor de Rosa".
Em “Fábrica dos sonhos”, a designer e ilustradora Ana Waleria homenageou o Guaraná Jesus retratando um “lar cheio de amor, que ao mesmo tempo se transforma em uma fábrica de Guaraná Jesus”, explica a artista. A designer e ilustradora Caju Moura também compõe o time de artistas autorais da campanha. Em sua jornada artística, que abrange tanto o digital quanto o tradicional, ela se dedica à representação de expressivas mulheres negras, assim como na arte “Magia do Guaraná Jesus”.
Trazendo a diversão e o humor das tirinhas, o artista Dimitri criou exclusivamente para a festa de 97 anos de Guaraná Jesus, a obra “Lembrança”. O ilustrador puxou uma memória de infância: a receita de bolo de sua mãe que tinha como ingrediente secreto o refrigerante cor-de-rosa. No Instagram, o ilustrador retrata situações do cotidiano de maneira exagerada, bem carregadas de referências da cultura pop e do jeitinho maranhense de falar.
Diretor de arte, ilustrador e grafiteiro, Luã Campos também emprestou seu talento para a campanha. Em “Vivência na Baixada”, o artista mergulhou na essência da vida na baixada maranhense, misturando música, as corridas pelo bairro com chinelo no pé e, claro, bebendo Guaraná Jesus para recarregar as energias.
A ilustradora, artista visual e arte educadora Helena Reginato fecha o time de artistas convidados esbanjando talento com suas obras que envolvem ilustrações, colagens, texturas marcantes e cores vibrantes para criar o “Portal mágico”.
Leia também: Coca-Cola convida consumidores a criarem cartões natalinos em sua plataforma de IA
COMPARTILHAR ESSE POST