Estão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para a segunda edição do Botiverso, laboratório de criadores de conteúdos virtuais criado pelo Grupo Boticário. O projeto, que acontece em um formato semelhante a um concurso de influencers, se destina à exploração do potencial do Marketing de influência no Brasil: o país possui mais de 500 mil creators, dos quais 73% fazem parte do TikTok, segundo dados divulgados pela Squid.
Pensando nisso, a iniciativa volta os olhares para talentos nativos do TikTok. Ao longo do processo, o Botiverso dará aos participantes a chance de ter aulas com tiktokers famosos e contará com várias missões de criação de conteúdo de forma gamificada, nas quais os influenciadores serão avaliados de acordo com o desempenho. A seleção dos finalistas será impactada por fatores como qualidade, quantidade, engajamento e performance.
No site de inscrições para o concurso, a marca listou elementos como mostrar bem o rosto, usar bem a câmera, noções de luz e iluminação, segurança na fala e olhar criativo como diferenciais para as produções participantes. Já elementos como cópia de conteúdo, citação a outras marcas e fuga do formato review foram citados na lista dos don'ts (não fazer).
A boa notícia para os interessados é que, neste ano, a marca ampliou em 2900% o número de vagas, e em 2023, 300 nomes farão parte do Botiverso. Adicionalmente, o grande vencedor ganhará um prêmio de R$ 50 mil, um contrato anual e a oportunidade de participar de uma campanha do Boticário ao lado de uma celebridade-surpresa.
Objetivos e funcionamento
O programa selecionará criadores que publicarem um review criativo de qualquer produto da marca no Tiktok, com a hashtag #EudeBoti e a #oBoticario. O objetivo da iniciativa é seguir atraindo, desenvolvendo e apoiando pequenos influenciadores do universo de beleza para estimular a criatividade e gerar conteúdos cada vez mais originais, além de ampliar o ecossistema de relacionamento da empresa com influenciadores digitais.
Para garantir que toda a essência do povo brasileiro seja representada no projeto, a marca escolherá influenciadores de todas as regiões do Brasil. Além disso, ao menos 50% dos criadores de conteúdo farão parte de algum grupo de diversidade: raça, gênero, idade, Pessoas com Deficiência (PCD) e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Além disso, o programa terá o apoio de influenciadores experientes como Vivi Wanderley, Adam Mitch, Marina Cristofani, Matheus Pasquarelli e Tassiane Cruz, que se encarregarão de recrutar e orientar os participantes, enquanto O Boticário foca em reviews de produtos – um formato muito conhecido e com enorme potencial de entretenimento, conversa e conversão de leads.
Segundo Marcela Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, o TikTok é uma ferramenta poderosa de entretenimento, conversa, compra, trends e convencimento. Em função destes diferenciais, o Botiverso dá ao grupo a oportunidade de aprofundar o relacionamento com criadores de conteúdo da plataforma, promovendo um cenário mais inclusivo e fazendo com que a chegue a novos lugares e a novos consumidores.
Leia também: Creators economy e big business: como o mercado de conteúdo, empreendedorismo e influência funciona?
COMPARTILHAR ESSE POST