A Inteligência Artificial está transformando não apenas a maneira como entendemos o Marketing, mas principalmente como colocamos as ações em prática. Apesar de as agências já usarem a IA em diversos processos, como para otimizar a compra de mídia, elas ainda têm grandes oportunidades de desenvolvimento dessa tecnologia em outras áreas, o que pode potencializar o retorno sobre o investimento de Marketing e ajudar a colocar as pessoas no centro da estratégia na criação.
Atualmente, 80% dos anunciantes do Google no Brasil já usam ao menos um produto com inteligência artificial, mas apenas 2% deles utilizam todas as possibilidades e variações de peças publicitárias nas plataformas do Google.
Por isso, o Google acompanhará, este ano, como as agências de publicidade estão se adaptando ao novo momento da inteligência artificial (IA) e ajudá-las em seus próximos passos nessa jornada. Isso será feito por meio do anterior Digital Assessment, índice que está sendo atualizado após um ano de seu lançamento para o mercado.
Por meio do novo Google AI Assessment, a evolução da maturidade digital das agências seguirá sendo avaliada, mas também a forma como elas estão usando dados e ferramentas de IA, além do esforço de treinamento e certificação de suas equipes.
Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil, afirmou que a ideia é contemplar as necessidades atuais dos anunciantes e desenvolver um plano de ação em conjunto com cada agência para que elas possam continuar sendo protagonistas do mercado.
A partir de 2024, além de classificar as agências entre os estágios Nascente, Emergente, Conectado e Multimomento, cada agência será analisada em relação aos pilares de adoção de inteligência artificial, que incluem fundação de dados ou como as empresas estão capturando dados primários e treinando a IA para alavancar objetivos de negócio; como está ativando a IA, empregando as soluções disponíveis no marketing; e a maturidade das equipes em relação à IA, considerando treinamento e certificação.
Maturidade das agências
A primeira versão do Digital Assessment foi lançada em 2023, com um grupo composto pelas principais agências de publicidade que atuam no Brasil. Ali elas tiveram sua evolução em maturidade digital avaliada periodicamente pelo time de especialistas do Google, considerando a média dos anunciantes no gMaturity – índice de maturidade digital para anunciantes – além de critérios desenvolvidos especificamente para agências.
A partir disso, foi identificado que as agências de publicidade estão cada vez mais maduras. As empresas classificadas como Nascentes, que representavam 44% no início de 2023, terminaram o ano passado com uma fatia de 13% das empresas que, em sua maior parte, foram capazes de migrar para estágios mais avançados.
As agências Emergentes terminaram o ano representando 58% do total e as Conectadas, 25%. Apenas 4% das agências terminaram o ano como Multimomento, demonstrando a oportunidade existente para que elas continuem investindo em sua maturidade digital.
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