De um lado, a tradicional Globo, que trouxe à TV toda a expertise esportiva adquirida ao longo dos anos. Do outro, a estreante CazéTV, presente no YouTube e no Instagram com um modelo de transmissão simultânea para diversos esportes e pautada por interações descontraídas com os atletas.
Para entender qual modelo de transmissão mais encantou os telespectadores durante as Olimpíadas de Paris, a Ecglobal entrevistou 458 pessoas que acompanharam os Jogos em ambos os canais. Para 55% da amostra, a Globo ainda oferece a melhor cobertura dos esportes olímpicos, enquanto 39% foram conquistados pela proposta da CazéTV.
As escolhas podem ser explicadas por números específicos. 58% dos entrevistados acompanharam os Jogos pela televisão, enquanto 51% optaram por TV paga ou streaming via TV, e 35% usaram YouTube no celular. A facilidade de acesso foi considerada crucial por 59% da amostra na escolha da plataforma de visualização.
Neste panorama, a TV foi considerada mais prática por 37% dos entrevistados, enquanto 32% deram o título à CazéTV. Essa percepção também se relaciona ao local onde os telespectadores estavam enquanto assistiam aos Jogos: 81% dos brasileiros assistiram às competições de casa, enquanto 15% acompanharam no trabalho.
De modo geral, a qualidade da transmissão da CazéTV foi bem avaliada, com 41% classificando-a como excelente e 39% como boa. Apenas 13% consideraram a transmissão regular, e 2% a julgaram ruim, sendo homens todos os que avaliaram negativamente. Curiosamente, a facilidade de acesso (57%) foi o ponto positivo mais citado.
Já a Globo demonstrou força não apenas com o canal principal, mas também com as subsidiárias: SporTV (16%) e Globo Play (9%) aparecem na terceira e quarta posição do ranking de preferências simultaneamente. Por outro lado, a emissora está perdendo espaço nas questões de facilidade para ser usada como segunda tela.
Na avaliação de Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal, esses resultados destacam a importância de compreender as preferências do público e adaptar estratégias de mídia para atender melhor às suas necessidades das marcas pensando em ações omnichannel.
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