Pesquisas projetam um aumento significativo nos investimentos globais em publicidade e Marketing no decorrer deste ano. Uma previsão publicada pela PQ Media, por exemplo, sugere que o montante deverá aumentar 7,7% e alcançar a casa de R$ 1,6 trilhão.
Neste cenário, o desejo de “fazer o que todo mundo está fazendo” pode compelir empreendedores e empresas a fazer investimentos descuidados. Entretanto, cada injeção financeira precisa ser cuidadosamente planejada, fomentada por uma cultura data-driven.
Este planejamento passa por uma gestão financeira sólida e equilibrada. É o que defende Gonzalo Parejo, CEO da Kamino. Para o executivo, campanhas estruturadas são aquelas que consideram os números antes da aplicação de recursos do orçamento.
Parejo ressalta que uma boa visão de fluxo de caixa permite mais facilidade para compreender as limitações ou oportunidades de determinada campanha, facilitando, assim, a tomada de decisões mais assertivas e evitando o desperdício de dinheiro.
O CEO defende, também, a construção de boas relações entre os CMOs e os CFOs nas empresas. Unindo os líderes das duas esferas, é possível perceber e compreender eventuais conflitos entre os objetivos, os custos e os resultados percebidos pelos clientes.
Integradas, as áreas trabalham juntas para melhorar a adaptabilidade dos orçamentos diante de incertezas e desafios macroeconômicos, além de avaliarem melhor a eficácia dos canais, precificação e, principalmente, o alinhamento do orçamento de Marketing.
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