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Geração Z prefere plataformas de áudio como entretenimento

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

25 de out. de 2023

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Notícias

Poucas gerações são tão enigmáticas quanto a Geração Z. Nascidos entre 1995 e 2010, os membros dessa geração testemunharam um período de transições tecnológicas aceleradas, principalmente, pelo desenvolvimento da Internet e pela ascensão dos smartphones e dos gadgets.

Diante disso, ao longo do tempo, marcas construíram percepções gerais sobre o comportamento da Geração Z, mas uma pesquisa recém-divulgada pela Another aponta que ainda há muito a ser descoberto sobre as preferências e os desejos dos nativos digitais.

Nesse sentido, o estudo aponta que as plataformas de áudio são as plataformas de entretenimento favoritas dos Zoomers, com o Spotify tendo 70% da preferência do grupo. Isto, por si só, não é uma novidade. O que chama a atenção são as plataformas emergentes que ainda não ocupam um espaço relevante no radar das marcas, como o Trebel e o SoundCloud.

Em termos de entretenimento em vídeo, 46% dos entrevistados indicaram que preferem a Netflix, seguida por Prime Video (20%), Star+ (16%), Disney+ (8%), HBO Max (5%), entre outras plataformas (5%). Sobre o Top 5, a Another classifica a terceira posição ocupada pela Star+ como uma surpresa, considerando que plataformas como HBO tem uma forte oferta de conteúdo voltado para a Geração Z, liderada, principalmente, pela série Euphoria.

Entretenimento

Dispositivos Eletrônicos

Zoomers foram os primeiros a abraçar o conceito que descreve os dispositivos eletrônicos como extensões do corpo humano. Os fones de ouvido são o gadget por excelência da Geração Z, e 66% dos entrevistados disseram que não saem de casa sem o acessório - fator que dialoga diretamente com o drive por música dessa geração.

Neste ponto da pesquisa, as desmistificações propostas pela Another começam a ficar mais claras. O estudo aponta que a crença de que a Geração Z não consome mídia tradicional, como a televisão, é completamente falsa: 47% dos Zoomers assistem a seus filmes ou séries favoritos em TVs, 25% em smartphones, 20% em computadores e 8% em tablets.

Quanto às marcas favoritas para televisores, 71% preferem a Samsung. LG (14%), Sony (9%), Xiaomi (6%) e outras marcas (1%) fecham o Top 5. O quadro muda completamente quando a questão orbita ao redor das marcas favoritas para smartphones. Neste recorte, 62% são fãs do iPhone, 27% disseram que preferem a Samsung, 6% a Huawei e 5% outros.

Outra característica marcante para os membros da Geração Z é a evolução dos games e dos jogadores. Dos 63.000 entrevistados pela Another, 100% se consideram gamers, sendo que 75% jogam regularmente em seus smartphones. Já os 25% restantes dividem a preferência em consoles distintos, sendo que 38% preferem Xbox, 35% Playstation e 19% a Nintendo. Curiosamente, a pesquisa não identificou os gamers que preferem o PC para as sessões de jogatina.

Mobilidade 

No campo da mobilidade, 48% dos membros da Geração Z se declararam usuários de transporte público urbano. Não por acaso, 56% dos Zoomers não possuem um carro, e quando o transporte público não é uma alternativa, 6% deles recorrem a boa e velha bicicleta para chegar a um destino.

56% da gen z não possui carro

Adicionalmente, a pesquisa destaca que a aquisição de um automóvel faz parte dos planos para o futuro dos Zoomers. Quando questionados sobre a marca de carro que desejam ter, 55% dos entrevistados responderam Jeep. Isso coloca a marca estadunidense significativamente acima da segunda colocada Nissan, que acumula 17% da preferência, e da Hyundai, terceira colocada, com 8%, das menções.

A Another ressalta, também, que marcas de luxo, como Tesla, Mercedes e Porsche não aparecem nem mesmo no quadro de aspirações. Isso indica que os Zoomers são realistas e sabem, em algum nível, que o luxo está muito acima de sua realidade.

Leia também: Definições de hype estão sendo atualizadas sob a ótica da Geração Z

NG CASH- Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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