MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Geração Z demonstra preferência por bebidas não-alcoólicas para o Carnaval

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

10 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Geração Z demonstra preferência por bebidas não-alcoólicas para o Carnaval
Geração Z demonstra preferência por bebidas não-alcoólicas para o Carnaval
Geração Z demonstra preferência por bebidas não-alcoólicas para o Carnaval

Se depender dos membros da Geração Z, o Carnaval deste ano ficará marcado pelo baixo consumo de bebidas alcoólicas. Cerca de 62% dos jovens de 18 a 24 anos entrevistados para a pesquisa "Copo Meio Cheio", conduzida pela Go Magenta em parceria com a Offerwise, consideraram reduzir o consumo de álcool no último ano e esta escolha deverá se estender ao período festivo.

Produtos como mocktails, cervejas e vinhos sem álcool vêm conquistando um público que busca experiências mais inclusivas e alinhadas ao bem-estar. A principal motivação para a mudança é o desejo de manter o autocontrole e evitar a chamada "ressaca moral", reflexo de uma nova visão sobre o papel do álcool na sociedade. 

Para essa geração, a diversão não precisa estar atrelada ao consumo excessivo, e escolhas mais conscientes vêm ganhando espaço, inclusive durante momentos festivos. Nesse cenário, o Carnaval de 2025 tem o potencial de se tornar um marco na adaptação das marcas à nova cultura de consumo consciente. 83% dos entrevistados pela Go Magenta estão dispostos a experimentar bebidas não alcoólicas, e 89% dos que reduziram o consumo afirmam que sua vida social permaneceu igual ou melhorou. 

O movimento cria um espaço valioso para que marcas do setor contribuam de forma ativa para os objetivos dos zoomers. Nos últimos cinco anos, o mercado global de bebidas sem álcool dobrou de valor, alcançando quase US$ 20 bilhões em 2023, com um crescimento de 20% no último ano – um avanço superior ao das bebidas alcoólicas, que cresceram 8%, conforme apontam dados divulgados pelo Euromonitor. 

Produtos como mocktails, cervejas e vinhos sem álcool vêm conquistando um público que busca experiências mais inclusivas e alinhadas ao bem-estar. Empresas já estão atentas a essa transformação: a Heineken 0.0% patrocina eventos globais como a Fórmula 1, enquanto a Freixenet expandiu sua linha de espumantes sem álcool para incluir vinhos tranquilos.

Gabi Terra, fundadora da Go Magenta, ressalta que a pesquisa evidencia diferentes motivações para a moderação no consumo, e as marcas fariam bem em estudar cada gatilho. Enquanto os millennials se preocupam com os impactos na saúde e na performance física, os jovens evitam o álcool pelo receio de perder o controle e serem julgados. Ficar bêbado não é mais cool, completa.

Leia também: Consumo de bebidas alcoólicas tende a diminuir nos próximos anos

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme