MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Consumo de bebidas alcoólicas tende a diminuir nos próximos anos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de jul. de 2024

CATEGORIA

Negócios

Os brasileiros estão reconsiderando o papel das bebidas alcoólicas em suas vidas. 62% dos entrevistados pela Go Magenta no estudo “Copo Meio Cheio”, conduzido em parceria com a Offerwise, afirmaram ter considerado reduzir o consumo, motivados, principalmente, pela busca de uma vida mais saudável e equilibrada.

Neste panorama, a Geração Z desempenha um protagonismo pautado por cuidados sociais. 30% dos jovens entrevistados afirmam beber menos para ter mais autocontrole e evitar os efeitos da "ressaca moral", associada a cenários constrangedores provocados pela bebida.

Os zoomers também estão alterando percepções pré-estabelecidas sobre o consumo do álcool. A maioria dos jovens entre 18 e 24 anos acredita que a diversão não precisa estar associada ao consumo das bebidas e, ao optar por não beber, eles evitam tomar decisões ruins.

Em outro recorte, 89% das pessoas que moderaram o consumo afirmaram que a vida social melhorou ou continuou tão boa quanto antes. Benefícios na qualidade do sono e na disposição também foram citados pelos entrevistados.

Em busca de alternativas, 83% dos participantes demonstraram abertura para experimentar bebidas não alcoólicas – mercado aquecido pela ascensão de estilos de vida mais saudáveis e marcado no mapa das tendências de Marketing.O outro lado da moeda 

Ocasiões de descontração permanecem como o principal gatilho de consumo de bebidas alcoólicas para 53% dos entrevistados. Acompanhar amigos ou familiares (51%) e o consumo após um dia difícil (42%) também foram motivações citadas.

O estudo também expõe o fenômeno do "sober shaming", causado por pessoas que discriminam ou segregam quem opta pela sobriedade. 34% dos entrevistados reportaram dificuldades em manter uma vida social ativa sem sustentar o hábito de beber.

Para Gabi Terra, fundadora da Go Magenta, os dados coletados pela pesquisa descrevem um cenário onde ficar bêbado não é mais cool, seja pela preocupação com os efeitos do álcool sobre a saúde, seja pelo medo de perder o controle em situações sociais.

Leia também: Com água mineral em lata, Dane-se rompe os paradigmas no setor de bebidas

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme