MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Consumo de bebidas alcoólicas tende a diminuir nos próximos anos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de jul. de 2024

CATEGORIA

Negócios

Os brasileiros estão reconsiderando o papel das bebidas alcoólicas em suas vidas. 62% dos entrevistados pela Go Magenta no estudo “Copo Meio Cheio”, conduzido em parceria com a Offerwise, afirmaram ter considerado reduzir o consumo, motivados, principalmente, pela busca de uma vida mais saudável e equilibrada.

Neste panorama, a Geração Z desempenha um protagonismo pautado por cuidados sociais. 30% dos jovens entrevistados afirmam beber menos para ter mais autocontrole e evitar os efeitos da "ressaca moral", associada a cenários constrangedores provocados pela bebida.

Os zoomers também estão alterando percepções pré-estabelecidas sobre o consumo do álcool. A maioria dos jovens entre 18 e 24 anos acredita que a diversão não precisa estar associada ao consumo das bebidas e, ao optar por não beber, eles evitam tomar decisões ruins.

Em outro recorte, 89% das pessoas que moderaram o consumo afirmaram que a vida social melhorou ou continuou tão boa quanto antes. Benefícios na qualidade do sono e na disposição também foram citados pelos entrevistados.

Em busca de alternativas, 83% dos participantes demonstraram abertura para experimentar bebidas não alcoólicas – mercado aquecido pela ascensão de estilos de vida mais saudáveis e marcado no mapa das tendências de Marketing.O outro lado da moeda 

Ocasiões de descontração permanecem como o principal gatilho de consumo de bebidas alcoólicas para 53% dos entrevistados. Acompanhar amigos ou familiares (51%) e o consumo após um dia difícil (42%) também foram motivações citadas.

O estudo também expõe o fenômeno do "sober shaming", causado por pessoas que discriminam ou segregam quem opta pela sobriedade. 34% dos entrevistados reportaram dificuldades em manter uma vida social ativa sem sustentar o hábito de beber.

Para Gabi Terra, fundadora da Go Magenta, os dados coletados pela pesquisa descrevem um cenário onde ficar bêbado não é mais cool, seja pela preocupação com os efeitos do álcool sobre a saúde, seja pelo medo de perder o controle em situações sociais.

Leia também: Com água mineral em lata, Dane-se rompe os paradigmas no setor de bebidas

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme