Os brasileiros estão reconsiderando o papel das bebidas alcoólicas em suas vidas. 62% dos entrevistados pela Go Magenta no estudo “Copo Meio Cheio”, conduzido em parceria com a Offerwise, afirmaram ter considerado reduzir o consumo, motivados, principalmente, pela busca de uma vida mais saudável e equilibrada.
Neste panorama, a Geração Z desempenha um protagonismo pautado por cuidados sociais. 30% dos jovens entrevistados afirmam beber menos para ter mais autocontrole e evitar os efeitos da "ressaca moral", associada a cenários constrangedores provocados pela bebida.
Os zoomers também estão alterando percepções pré-estabelecidas sobre o consumo do álcool. A maioria dos jovens entre 18 e 24 anos acredita que a diversão não precisa estar associada ao consumo das bebidas e, ao optar por não beber, eles evitam tomar decisões ruins.
Em outro recorte, 89% das pessoas que moderaram o consumo afirmaram que a vida social melhorou ou continuou tão boa quanto antes. Benefícios na qualidade do sono e na disposição também foram citados pelos entrevistados.
Em busca de alternativas, 83% dos participantes demonstraram abertura para experimentar bebidas não alcoólicas – mercado aquecido pela ascensão de estilos de vida mais saudáveis e marcado no mapa das tendências de Marketing.O outro lado da moeda
Ocasiões de descontração permanecem como o principal gatilho de consumo de bebidas alcoólicas para 53% dos entrevistados. Acompanhar amigos ou familiares (51%) e o consumo após um dia difícil (42%) também foram motivações citadas.
O estudo também expõe o fenômeno do "sober shaming", causado por pessoas que discriminam ou segregam quem opta pela sobriedade. 34% dos entrevistados reportaram dificuldades em manter uma vida social ativa sem sustentar o hábito de beber.
Para Gabi Terra, fundadora da Go Magenta, os dados coletados pela pesquisa descrevem um cenário onde ficar bêbado não é mais cool, seja pela preocupação com os efeitos do álcool sobre a saúde, seja pelo medo de perder o controle em situações sociais.
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