MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Geração Alpha: como as marcas podem conquistar os consumidores do futuro

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de fev. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

Geração Alpha: como as marcas podem conquistar os consumidores do futuro
Geração Alpha: como as marcas podem conquistar os consumidores do futuro
Geração Alpha: como as marcas podem conquistar os consumidores do futuro

O mercado está de olho na Geração Alpha, a nova leva de consumidores que promete transformar a dinâmica de consumo nos próximos anos. Com um perfil digital nativo, altamente conectado e exigente, essa geração desafia marcas a repensarem suas estratégias. Esses jovens têm forçado marcas a repensarem suas estratégias para manter relevância em um cenário onde comportamento, causas e consumo se transformam rapidamente.

Tiago Cunha, Consultor Sênior do Grupo Alexandria, destacou em entrevista ao Mundo do Marketing três grandes tendências que devem orientar as empresas nesse cenário:

Individualismo e personalização

“As famílias estão menores, e 42% dos pais relatam que seus filhos crescem de forma mais isolada. Isso faz com que eles busquem experiências mais personalizadas. Marcas precisam investir em mensagens e formatos voltados para o indivíduo, priorizando conexões únicas e relevantes”, apontou.

A demanda por personalização está cada vez mais presente, influenciando desde a comunicação até o desenvolvimento de produtos sob medida para as preferências individuais dos pequenos consumidores.

Indulgência com propósito

“A alimentação dessa geração reflete uma mistura entre funcionalidade e indulgência. Os pais querem oferecer produtos saudáveis, mas também permitem momentos de prazer. Isso abre espaço para categorias como iogurtes super proteicos com camadas e toppings, que unem sabor e benefícios funcionais. Produtos que entregam funcionalidade e emoção terão maior apelo”, afirmou Tiago.

Com isso, as marcas que conseguirem equilibrar saudabilidade e prazer terão vantagem competitiva no mercado.

Mensagens sem rótulos

“A comunicação com a Geração Alpha deve evitar binaridades, não apenas de gênero, mas também de categorias. Esporte se mistura com entretenimento, conteúdo migra entre gêneros, e as marcas precisam abraçar essa fluidez. A mensagem publicitária deve refletir essa mescla, sendo espontânea e autêntica”, frisou.

Esse novo olhar exige uma abordagem mais moderna, que respeite a diversidade de experiências e permita que as crianças e jovens consumidores se sintam representados de forma autêntica.

O papel das marcas no futuro

O papel das marcas no futuro

Tiago reforça ainda que a Geração Alpha carrega o potencial de revolucionar o mercado, assim como a Geração Z. “Os Millennials criaram filhos que não aceitam certas imposições que gerações anteriores engoliram. Isso pode ser uma chave para transformar o sistema ou gerar frustração. O desafio das marcas é entender e se conectar a esses jovens consumidores, que já estão moldando o futuro”, destaca.

O recado para o mercado é claro: entender e atender às expectativas dessa geração pode ser a diferença entre permanecer relevante ou ser esquecido. Afinal, como o executivo conclui, “o futuro do consumo é uma bifurcação, e as marcas precisam escolher o caminho certo”.

Leia também: Marcas precisam olhar para a Geração Alpha agora se quiserem sobreviver

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme