Pontes que permitem às marcas alcançar nichos específicos de clientes. Esta é apenas uma maneira de descrever os influenciadores digitais, figuras cada vez mais presentes nas fileiras do Marketing Moderno.
A frase acima também descreve apenas um entre os vários benefícios oferecidos pelo leque do Marketing de Influência. De olho no potencial da modalidade, companhias globais deverão terminar 2023 com gastos de mais de US$ 30 bilhões em publicidade feita por influencers, apontam dados divulgados pela OnlyAccounts.io.
A tendência de crescimento vem sendo registrada desde 2017, quando marcas e empresas globais investiram cerca de US$ 6 bilhões em Marketing de Influência. A previsão é que a modalidade receba investimentos progressivos até 2027, ano que deverá ser iniciado com um investimento estimado em US$ 48 bilhões – um crescimento médio de US$ 4,2 bilhões nos próximos quatro anos, de acordo com a Statista.
Curiosamente, o crescimento global não parece ser impactado pelo fato de que dois terços dos consumidores nos Estados Unidos e no Reino Unido descreveram como baixo o seu nível de confiança nos influenciadores famosos, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Trustpilot.
Dados complementares divulgados pela Statista apontam que a Indústria Influência dos EUA crescerá 52% entre 2023 e 2027, e o gasto total com publicidade no país saltará de US$ 4,9 bilhões para US$ 7,5 bilhões. Já o Reino Unido deverá manter um crescimento estável de 47% nos gastos com publicidade no mesmo período.
Finalmente, os números apontam que a China será a grande locomotiva para o crescimento global do mercado de influência. Mais da metade do valor de investimento projetado para 2027 – cerca de 26,5 mil milhões de dólares – virá do país asiático, que já se destaca como o maior mercado de influência do mundo.
Neste panorama, dados da Statista apontam que o mercado chinês será o que mais crescerá nos próximos quatro anos. Ao término de 2023, as marcas chinesas terão gastado cerca de US$ 16,7 bilhões em anúncios com influenciadores.
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