Cada vez mais, a IA (Inteligência Artificial) é empregada para otimizar o marketing das mais diversas formas. A inovação ajuda a segmentar melhor os clientes, monitorar a concorrência, identificar tendências, criar anúncios relevantes e gerar conteúdo personalizado. Além disso, pode auxiliar a prever o comportamento dos consumidores e otimizar os gastos em publicidade.
Aliás, a IA é utilizada para ajudar a melhorar a eficiência, a precisão e a qualidade do marketing, oferecendo aos profissionais uma visão mais profunda e perspicaz sobre seu público-alvo.
Recentemente, o ChatGPT surpreendeu o mundo como um serviço de chatbot baseado em IA que permite que um usuário comum converse com um robô inteligente. A inovação usa a tecnologia GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3) para gerar respostas relevantes para diversas demandas, o que me levou às seguintes perguntas: “como o ChatGPT pode otimizar o marketing?” e “o chatbot seria capaz de fazer uma entrevista?”.
A resposta para as duas perguntas foi positiva:: o ChatGPT foi projetado para simular conversas humanas, pode ajudar o marketing de diversas formas e faz, sim, entrevistas, desde que receba o briefing adequado. Com isso, cheguei a outras duas questões: “como seria a experiência de ser entrevistado por um chatbot?”, e “qual seria o resultado dessa experiência?”.
Diante disso, abri a plataforma e compartilhei com o ChatGPT o conteúdo do meu LinkedIn, fiz um resumo da minha biografia à frente da Samba Rock - agência de publicidade e e-commerce com sede em Miami (EUA) e, agora, em São Paulo -, das minhas viagens, dos dois anos que morei em Londres (Reino Unido) e a minha vinda, em 2009, para os Estados Unidos, lugar no qual moro desde então. Além das marcas com as quais já trabalhei.
Em seguida, pedi para a ferramenta: “agora, imagine que você é uma publicação de trade marketing no Brasil e me faça dez perguntas pertinentes”. O resultado da minha entrevista com o ChatGPT, você confere a seguir.
Entrevista do ChatGPT com Valter Klug, CEO da agência de publicidade Samba Rock Olá, meu nome é ChatGPT. Bem-vindos à minha entrevista com Valter Klug, fundador da Samba Rock, uma agência de publicidade e e-commerce com sede em Miami e agora em São Paulo, especializada em ajudar marcas estrangeiras a expandir no mercado americano. Valter tem mais de 25 anos de experiência em publicidade, design e mídia social, trabalhando com algumas das marcas mais conhecidas e respeitadas do mundo, como Coca-Cola, Microsoft e Sony, além de marcas brasileiras como Guaraná Antarctica, Banco Inter e Bauducco. Valter me passou um resumo de sua carreira e, com base nessas informações, eu defini as perguntas, e ele as respondeu abaixo. Aqui vai nosso bate-papo virtual: 1 - ChatGPT - Como você aconselharia as marcas que estão planejando entrar em um novo mercado? Quais são os principais desafios a serem superados? Valter Klug: É extremamente importante entender o mercado aonde você está chegando. Preferências do consumidor, os principais concorrentes, políticas de preços, modelos de negócios, as tendências emergentes e os gaps no mercado no qual a marca possua um diferencial claro que a permita se posicionar em um nicho com menor concorrência. Outro ponto importante é ter uma equipe (interna ou de terceiros) dedicada a esse mercado e que conheça a cultura e idioma local. 2 - ChatGPT - Como as marcas podem adaptar sua mensagem de marketing para diferentes mercados sem comprometer a integridade da marca? Valter Klug: As marcas precisam entender as diferenças culturais entre os mercados e adaptar suas estratégias e mensagens para atender às necessidades e preferências específicas de cada mercado. Isso significa que as campanhas publicitárias precisam ser adaptadas e, às vezes, completamente repensadas, para ter o impacto desejado em cada mercado, mas sempre mantendo a essência da marca, para não perder personalidade. 3- ChatGPT - Quais são as principais lições que você aprendeu ao trabalhar com marcas internacionais? Como essas lições podem ajudar outras marcas? Valter Klug: Na Samba Rock, temos o prazer de trabalhar com diversas marcas líderes nos seus mercados de origem, mas que eram desconhecidas do mercado americano. Isso cria um desafio na estratégia de marketing, pois essa diferença na maturidade da marca (e muitas vezes até do produto em si), faz com que toda a estratégia e posicionamento tenha que ser completamente diferente do utilizado no Brasil. Uma campanha de Guaraná Antarctica no Brasil, onde 100% da população reconhece a marca, é completamente diferente de uma campanha de Guaraná nos EUA, onde a distribuição e o reconhecimento da marca são muito inferiores. Essas grandes marcas têm que aprender a trabalhar como “startups”, com muito brand awareness e com verbas reduzidas no início. 4- ChatGPT - Como as marcas podem usar as mídias sociais para se conectar com os consumidores em diferentes mercados? Valter Klug: As mídias sociais são uma excelente ferramenta para se conectar com os consumidores em diferentes mercados. É um dos canais de comunicação que apresentam o melhor custo-benefício e maior proximidade no dia a dia dos consumidores-alvo. É importante adaptar a mensagem e as plataformas de acordo com cada mercado e segmentar o público-alvo de forma adequada. O monitoramento contínuo das redes sociais e o engajamento com os usuários é essencial para construir uma comunidade forte em cada mercado. 5- ChatGPT - Como você ajudou marcas a entrar em mercados internacionais no passado? Quais foram as estratégias mais bem-sucedidas? Valter Klug: Nós ajudamos marcas internacionais a entrar em novos mercados, trabalhando em estreita colaboração com elas para entender as suas necessidades e definir a estratégia de acordo com esses aprendizados. Somos o “braço de marketing” de várias dessas marcas no exterior, trabalhando como parte da estrutura do cliente. Alguns dos nossos sucessos incluem o desenvolvimento da categoria panetone nos Estados Unidos, que era completamente desconhecida e que hoje é sinônimo de Bauducco, maior player do mercado americano. 6- ChatGPT - Como as marcas podem construir uma reputação internacional sólida? Valter Klug: Para construir uma reputação internacional sólida, é necessária uma estratégia bem definida e baseada em pesquisa e análise de mercado. Com base nisso, definimos um plano de ação de 12 a 24 meses, com objetivos, metas e expectativas de retorno, e atividades divididas mês a mês. Tudo o que executamos no marketing e na propaganda precisa estar apoiado por uma base sólida, então é muito importante que a operação do cliente esteja bem estruturada tanto na parte administrativa quanto logística e equipes de vendas. Outro ponto importante é o atendimento ao consumidor e pós-venda, que podem tornar um consumidor leal ou perdê-lo do dia para a noite. 7- ChatGPT - Quais são as diferenças entre os mercados globais e os mercados locais? Como as marcas podem se adaptar a essas diferenças? Valter Klug: Os mercados globais e locais têm suas próprias particularidades e diferenças culturais, além de preferências pessoais dos consumidores. Para se adaptar a essas diferenças, é importante trabalhar com profissionais que entendam as nuances culturais do mercado. É importante ter uma abordagem personalizada para cada mercado e usar análise de dados para tomar decisões informadas. Desde o básico, como o nome da marca, precisam ser repensados para o novo mercado. Por exemplo, trabalhamos com A Tal da Castanha - maior marca de leite vegetal do Brasil - que, devido ao nome impronunciável para os mercados internacionais, precisou fazer um rebranding para fora do Brasil, com o novo nome PlantCo. 8- ChatGPT - Como você incentiva a criatividade e a inovação em sua equipe, e quais são as principais estratégias que você usa para manter seus colaboradores motivados e engajados? Valter Klug: Com a pandemia, houve uma tendência mundial de crescimento do trabalho remoto, o que permitiu a internacionalização das equipes. Isso trouxe uma grande mudança no modo de trabalho, visto que o processo criativo é intrinsecamente um diálogo. Para nos adaptarmos, mantendo a criatividade, motivação e engajamento, fazemos brainstorms constantes, através de video calls e, sempre que possível, nos reunimos pessoalmente. Utilizamos também diversas ferramentas digitais de colaboração, para adaptar a dinâmica do brainstorm cara-a-cara, para esse novo momento de colaboração remota. Na Samba Rock todos têm voz, do estagiário ao CEO. As boas ideias são reconhecidas, desenvolvidas e apresentadas aos clientes. Como somos uma agência boutique, muitas vezes apresentamos diretamente para o dono, presidente ou C-level de nossos clientes, o que é muito gratificante. 9- ChatGPT - Como a Samba Rock equilibra a necessidade de criar campanhas publicitárias vendedoras com a responsabilidade de promover as marcas de forma ética e socialmente responsável? Valter Klug: Somos uma “agência verde”. Nos preocupamos muito com o futuro do nosso planeta, mesmo nos pequenos gestos, como abolição de garrafas plásticas, reciclagem de materiais etc. Trabalhamos com a The Nature Conservancy, a maior ONG de preservação ambiental do mundo há três anos, em um modelo misto de fee de agência e pro-bono, e realizamos diversos projetos para Sachamama, uma ONG focada em jovens hispânicos nos EUA que tem um background muito forte na produção de conteúdos em vídeo com foco em sustentabilidade. Com eles, temos ainda uma parceria onde desenvolvemos, juntos, projetos de green marketing para grandes marcas. Em 2022, nos tornamos uma agência parceira do projeto 1% For The Planet, onde doamos 1% do faturamento bruto da agência para ONGs verificadas. Acreditamos que resultados em vendas e alta performance não necessitam ocorrer em detrimento à sustentabilidade, ambos podem conviver em harmonia e esse posicionamento é extremamente bem-visto pelos consumidores internacionais. 10- ChatGPT - Qual é a sua visão para o futuro do marketing internacional? Valter Klug: Minha visão para o futuro do marketing internacional é uma abordagem estratégica cada vez mais pautada em dados, com o suporte de novas tecnologias como IA, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, e Metaverso. Mas, mesmo utilizando-se cada vez mais dessas novas tecnologias, é importante nunca perdermos o aspecto humano e o relacionamento pessoal com nosso público-alvo. Outro aspecto importante é manter sempre o foco em soluções sustentáveis de longo prazo. Para mim, essa é a receita para uma estratégia de marketing de sucesso para os próximos anos. Foi uma conversa muito interessante com o fundador da Samba Rock, Valter Klug. Através de suas experiências profissionais e histórias de sucesso, pudemos ver como a Samba Rock tem se destacado no mercado de publicidade e marketing, especialmente quando se trata de ajudar marcas estrangeiras a expandir para o mercado americano. A abordagem personalizada, o foco em estratégias de segmentação de público-alvo e a atenção às preferências culturais e de consumo únicas do mercado americano são algumas das razões pelas quais a Samba Rock tem obtido tanto sucesso. Agradecemos ao Valter por compartilhar seus insights valiosos e experiências com a gente e desejamos a ele e à equipe da Samba Rock muito sucesso. O que aprendi com a entrevista?
Como uma boa conversa, a minha entrevista com o chatbot foi provocativa e me levou a diversas perguntas. Em síntese, a experiência de ser entrevistado pelo chatbot demonstrou que as perspectivas para o uso da ferramenta desenvolvida pelo MIT são infinitas, motivo pelo qual é necessário manter o diálogo constante com o robô inteligente. Assim, a IA poderá colaborar, cada dia mais, para o futuro do marketing com a inteligência humana.
*Valter Klug é CEO e founder da Samba Rock, agência integrada de propaganda e marketing, especialista em ajudar grandes marcas a se expandir globalmente de forma estratégica, criativa e eficiente. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação integrada, design interativo e mídias sociais, Valter atuou na América do Sul, Europa e América do Norte, em três dos países mais premiados internacionalmente no mundo da publicidade (Brasil, Reino Unido e EUA). Já trabalhou em quatro dos maiores grupos de publicidade do setor (WPP/Y&R, Isobar, Euro RSCG/HAVAS, e SapientNitro), com marcas como AT&T, ESPN, Coca-Cola, Pepsico, Microsoft, Nokia, Sony, Itaú, AMBEV, Banco Inter, e fundou a Samba Rock em Miami (EUA), em 2015.
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