No Brasil, a tradição dos lojistas de usar o mês de janeiro como período de liquidações, também conhecida como liquidações de janeiro, está bem consolidada. Durante esse período, os varejistas oferecem descontos para ajudar a limpar o estoque restante das festas de fim de ano - e geralmente fornecem uma prévia das tendências de compras do consumidor durante todo o ano. Em 2022, 10% das pessoas que compraram nas liquidações de janeiro, também fizeram pelo menos uma compra na Semana do Consumidor, que acontece em março, segundo a Criteo. Portanto, os varejistas devem priorizar a aquisição e retenção de clientes durante este evento de vendas para criar um relacionamento de compra com os consumidores e fidelizá-los, estabelecendo um padrão de compra que se estenda além do período sazonal. “O evento de vendas de janeiro oferece uma oportunidade para os varejistas investirem em campanhas publicitárias digitais de longo prazo para fidelizar os clientes e, com sorte, garantir vendas estáveis nos próximos 11 meses”, destaca Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo para América Latina. Novas experiências de compra fortalecem as vendas A Criteo também analisou os dados da categoria de produtos durante janeiro de 2022, fornecendo uma indicação de possíveis hábitos de compra futuros. No ano passado, 74% da receita gerada durante as liquidações de janeiro vieram de clientes que clicaram e compraram a mesma categoria em que navegaram. Por outro lado, o cross-selling acontece quando um produto ou serviço é oferecido para complementar a oferta que o cliente comprou. Nesse caso, o segmento de saúde e beleza foi a categoria com maior cross-selling, com 63% dos consumidores de eletroeletrônicos também clicaram nesse setor. Investir no cross-selling é uma forma de fidelizar o consumidor, pois pode criar uma conexão entre os produtos e estimular a compra de outros itens oferecendo descontos para a compra combinada. "O cross-selling é uma boa estratégia de mercado, pois oferece aos clientes mais produtos que estão associados à compra inicial. Essa tática de publicidade é frequentemente vista em produtos esportivos - ao comprar tênis de corrida, o vendedor oferece meias, camisetas e outros acessórios complementares, aumentando o valor total da compra do consumidor", acrescenta Tiago Cardoso. Retail media impulsiona as vendas na prateleira digital Em 2022, as liquidações de janeiro representaram 9% de todas as vendas mensais da varejista e ainda representaram 30% do total de vendas da Semana do Consumidor do ano passado. Assim, o período sazonal do varejo no início do ano serve como ponto de partida para estabelecer um relacionamento com o consumidor. Essa estratégia de aquisição e retenção pode ser maximizada por meio da retail media, uma ferramenta para colocar anúncios no site ou aplicativo de comércio eletrônico de um varejista para influenciar o cliente no final do processo de compra. Assim, a retail media permite que as marcas aumentem sua visibilidade na 'prateleira digital', semelhante a um finalizador ou recurso especial no corredor de uma loja física. Os anúncios podem ser exibidos na página inicial, na página da categoria, na página de resultados de pesquisa ou na página de detalhes do produto para atingir os consumidores em diferentes estágios de sua jornada de compra – especialmente durante eventos de alto tráfego como das liquidações de janeiro. Com isso, a fidelização do cliente é facilitada, pois ele está em contato constante com diferentes categorias de produtos, com posicionamentos personalizados que melhor se adaptam aos seus hábitos de compra. “À medida que os consumidores continuam a comprar em vários meios, cada momento passado online pode ser um momento de compra”, diz Tiago Cardoso. “A retail media é uma ótima ferramenta para ajudar os varejistas a fornecer o anúncio de produto certo para os compradores com maior intenção, aumentando a visibilidade e as vendas do produto durante esses eventos voltados às promoções". Leia também: Sua loja está pronta para ser mais do que um ponto de vendas?
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