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Estreia do Brasil na Copa do Mundo impulsiona marcas, ações e campanhas

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Tempo de Leitura 6 min

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24 de jul. de 2023

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Criatividade

A Seleção Brasileira Feminina fez uma estreia de gala na Copa do Mundo. O sonoro 4x0 contra o Panamá mostrou ao mundo que a força das estrelas brasileiras, ressaltada por algumas das marcas que patrocinam a Seleção, deve ser temida pelas demais seleções.

E por falar em marcas, as patrocinadoras da Seleção também devem colecionar bons resultados durante a Copa. Isso porque 25% dos brasileiros declararam ter uma percepção positiva em relação às marcas que patrocinam o torneio, conforme indicam dados obtidos pela pesquisa Women's World Cup Poll, publicada pela Teads.

Além disso, a pesquisa aponta que 32% dos respondentes consideram importante que as marcas apoiem a pauta de igualdade de gênero - pauta que compõem o núcleo da maioria das ações e campanhas promovidas por algumas das principais empresas do País para o período de Copa.

Confira as estratégias desenvolvidas por algumas delas:

Cimed

A goleada do Brasil sobre o Panamá marcou não apenas o bom início da Seleção no principal torneio da modalidade, mas também deu o pontapé inicial em uma ambiciosa campanha promovida pela Cimed.

Para incentivar a torcida pelas vitórias da Seleção, a farmacêutica distribuirá cerca de R$ 100 milhões em produtos que bonificarão as farmácias clientes da marca com o dobro dos pedidos realizados a cada triunfo do Brasil na Copa.

Além disso, a empresa programou uma série de iniciativas para ativar a marca durante a competição. A companhia contratou as jogadoras da Seleção, Debinha e Bia Zaneratto, juntamente com a ex-jogadora Formiga, como embaixadoras de Cimed e Lavitan na Copa.

Rappi

Para marcar a estreia do Brasil na Copa do Mundo, e resgatar a história do futebol feminino no Brasil, o Rappi, patrocinador oficial da Seleção. convidou mulheres grafiteiras para desenvolver uma ação especial: contar, através do grafite, conquistas marcantes das meninas do Brasil.

Para isso, a loja irá personalizar as fachadas de quatro lojas próprias, localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, que receberão a arte das grafiteiras Amorinha, Bru Yeah, Nazura e Ziza.

Sob a criatividade das artistas, momentos como o primeiro título internacional (em 1991); a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004; o Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007; e a mais recente conquista, na Copa América de 2022 serão contados no estilo história em quadrinhos.

Os HQs grafitados nas paredes das lojas serão hospedados em formato digital em uma página na internet para o público – acessível por meio de QR Codes em cada um dos painéis. 

Grey Brasil

O braço nacional da agência de publicidade Grey a lançou o movimento #ParaPraAssistir para apoiar a Seleção Brasileira. O movimento convida empresas e empresários a liberarem seus funcionários para assistirem aos jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol durante o torneio, demonstrando seu comprometimento e apoio às mulheres da Seleção.

A ação foi incentivada por uma pesquisa realizada pela Zoox Smart Data, que aponta que apenas 10% dos brasileiros confirmam que serão liberados pelas empresas para acompanhar os jogos da Seleção.

Para a Art Director da Grey Brasil, Eduarda Vidaurre, o pedido por trás da ação #ParaPraAssistir configura o primeiro e mais importante passo para trazer apoio e visibilidade sobre o tamanho do futebol feminino.

A ação será realizada nas redes sociais do movimento e em mobiliários urbanos em regiões de grande fluxo empresarial cedidos pela JCDecaux, que é a primeira apoiadora do movimento. A iniciativa, que conta com ilustrações da artista Marília Mars e a participação da produtora Black Madre, terá espaços nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Brasília.

Media.Monks

A exemplo da Rappi, a Media.Monks, empresa de soluções end-to-end em Marketing, quer exaltar a história do futebol feminino durante a Copa do Mundo. Para isso, o time de Experiential e Criação da empresa reuniu momentos marcantes da história da modalidade e das jogadoras para construir um museu interativo com vídeos e áudios que oferecem aos visitantes uma viagem no tempo.

Sobre a iniciativa, a Senior Creative de Experiential, Sabrina Andrade, destaca que o museu foi desenvolvido para dar visibilidade sobre a atuação das mulheres no futebol, e busca trazer mais informações sobre a trajetória feminina na modalidade - prática que chegou a ser proibida no Brasil por quase 40 anos.

O museu está localizado no escritório da Media.Monks em São Paulo, na região da Vila Madalena. Durante os jogos, os colaboradores poderão acompanhar os jogos da Seleção. Além disso, os escritórios da empresa adotaram a redução no horário do expediente, com os colaboradores iniciando o dia duas horas após o fim dos jogos. 

Outras empresas Kerry Group: Como um passo para maior inclusão, lugar de destaque e protagonismo das mulheres na cultura e dia a dia dos brasileiros, durante a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, a Kerry desenvolveu uma programação interna para acompanhar as mulheres em jogo.

A empresa adotará as mesmas ações da Copa masculina, que envolvem a decoração dos locais de trabalho, liberação para horário do jogo tanto no escritório quanto nas fábricas e transmissão dos jogos nesses mesmos locais.

Sem Parar: Os colaboradores da empresa poderão escolher assistir de casa e começar o trabalho após o jogo, se estiverem de home office, ou torcer em conjunto nos escritórios, que terão exibição da partida e café da manhã especial.

Os colaboradores que decidirem assistir ao jogo terão duas opções: começar a trabalhar mais tarde, de casa, ou ir para a empresa e acompanhar as transmissões com um café da manhã especial em duas das unidades em São Paulo. Para os demais jogos em dias úteis, a flexibilização será mantida de acordo com a escala dos jogos.

Haleon - Os colaboradores da Haleon, companhia de consumo em saúde proprietária das marcas Sensodyne, Advil, Centrum e ENO, estão liberados para acompanhar os jogos do Brasil na primeira fase do mundial de futebol feminino.

Além disso, o Grupo patrocina a atacante Debinha através da marca Sensodyne, que também esteve presente no Campeonato Paulista de Futebol Feminino 2022 e, atualmente, patrocina as Sereias da Vila, time de futebol feminino do Santos Futebol Clube.

A marca de cremes dentais também está patrocinando as transmissões do mundial de Futebol Feminino na CazéTV, via YouTube, e o canal Dibradoras com uma série de podcasts especiais sobre o torneio.

Bristol Myers Squib - A biofarmacêutica Bristol Myers Squibb preparou diversas ações para incentivar os colaboradores da empresa a acompanharem a Copa do Mundo Feminina de Futebol. Nesta manhã, dia da estreia, a empresa fez um café da manhã especial e transmitiu o jogo para todos os colaboradores.Natura &Co América Latina - Durante a Copa do Mundo, a Natura &Co América Latina oferecerá aos seus colaboradores e terceiros a possibilidade de assistir aos jogos das seleções classificadas dos países onde atua – Argentina, Brasil e Colômbia.

Para colaboradores da força de vendas que atuam no Brasil, o expediente será normal, com pausa para o horário do jogo, quando for o caso. Já para os colaboradores administrativos, podem optar pelo trabalho home office nos dias de partida da seleção brasileira.

Adicionalmente, a estreia da Seleção Brasileira marcou a primeira transmissão ao vivo do torneio na unidade operacional em Cajamar (SP), nas sedes da empresa localizadas na capital de São Paulo, no Ecoparque, sediado em Benevides (PA) e no Centro de Distribuição de Cabreúva (SP).

Leia também: Copa do Mundo Feminina movimentou 21 mil conversas nas redes sociais

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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