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Estratégias de Marketing para startups focadas em IA

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24 de out. de 2024

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Estratégias de Marketing para startups focadas em IA
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Estratégias de Marketing para startups focadas em IA

Em um mercado dinâmico de startups, as startups de IA de orientação têm obstáculos específicos e oportunidades para decidir onde se posicionar frente às concorrências emergentes. As empresas nestas chamadas startups de tecnologia inteligente, dadas as necessidades de tecnologias inteligentes, têm um potencial de crescimento impressionante. No entanto, dada a natureza específica e a relativa obsolescência do mercado de tecnologia da informação e comunicação disputada pela IA, abordagens de marketing específicas devem ser usadas para desenvolver a conscientização, a confiança e a diferenciação de outras empresas de mercado. 

Em conversas com os profissionais do setor e ao notar uma dor no mercado, aponto aqui alguns dos caminhos de atuação que considero viáveis e que podem ajudar a startup, especialmente se envolvem IA, a ocupar seu lugar em um mercado desse tipo. Criação de mercado: gerenciando complexidade e monetizando IA, apesar de ser uma área em ascensão e estar sendo apreciada pelos muitos fãs do ecossistema potenciais clientes, fazem alta especialização, novamente, os papeis do marketing mais voltados ao aprendizado e ao desenvolvimento de conteúdo que vai desmistificar ou explicar de uma maneira ou outra como ou o que a IA é e como a solução proposta gerará vantagens.

Um relatório da Gartner revela que até 2025, 75% das empresas cuja aplicação de data e analytics utilizam IA terão se beneficiado da aplicabilidade em IA para garantir resultados positivos em suas iniciativas. Assim, as startups devem investir em newsletter, webinars, blogs técnicos e casos de uso que explicitem claramente como suas soluções de AI funcionam e podem ser aplicadas praticamente. 

A confiança é um aspecto indispensável no marketing de soluções de IA. Os clientes potenciais devem confiar que as soluções fornecidas são seguras, morais e eficientes. Para ganhar essa confiança, as startups precisam empregar técnicas de marketing de crescimento que envolvam responsabilidade.

Isso poderia envolver relatórios sobre auditorias de IA, onde a organização descreve o que está sendo feito para resolver questões éticas e de privacidade. Além disso, fornecer a  IA explicável,  algoritmos onde as decisões tomadas podem ser entendidas pelo usuário final devido à simplificação poderia ser uma vantagem competitiva crítica. 85% dos executivos entrevistados em uma pesquisa realizada pela PwC sentiram que a adoção em massa da IA depende de sua capacidade de ser explicada, o que diz respeito à forma como alguns aspectos da tecnologia devem ser comunicados.

Em outras palavras, com muito mais competição pelos negócios de IA em todo o mundo, torna-se mais difícil trazer o diferencial. A maneira de fazê-lo seria forçar no posicionamento apenas o suficiente para que se encaixe em um nicho no qual sua solução possa criar valor não apenas por projetar a imagem pela competência técnica, mas também por fazer um bom trabalho em identificar um problema específico, não técnico, que sua solução possa resolver. Por exemplo, a Forrester Research descobriu que 60% dos compradores B2B acham que as ofertas das startups são muito inovadoras, mas não tão claras e, portanto, influenciam as propostas de valor. Para isso, as startups de IA precisarão investir em branding que fale com seu público-alvo por meio de mensagens relevantes e claras, como estudos de caso e entrevistas com os clientes.

Parcerias Estratégicas

Para uma startup de IA, alianças estratégicas poderiam realmente ser uma espada de dois gumes na estratégia de marketing. Por um lado, trabalhar em associação com outras empresas de tecnologia, universidades, pesquisadores independentes ou até mesmo grandes corporações entalhadas ajudará a startup a alcançar metas aumentadas, ter acesso a mercados adicionais e estabelecer sua imagem como uma entidade reconhecida. O co-marketing com um parceiro é uma maneira ideal para redirecionar os custos e recursos associados enquanto se aproveita ao máximo a base de clientes e a reputação adquirida por seus parceiros. Por exemplo, uma startup de IA pode trabalhar junto com uma empresa maior para integrar sua solução com um de seus produtos, ganhando experiência de marca, qualificação e conhecimento adicional da área. 

Uma startup de IA, por exemplo, pode colaborar com uma empresa estabelecida para integrar sua solução em um produto maior. Dessa maneira, a startup poderá amplificar sua mensagem e provar o valor de sua tecnologia em um cenário de consumo genuíno. Um estudo da Harvard Business Review estima que as startups com alianças aumentam sua chance de inovação em 30%. Para se estabelecer como uma marca confiável em seu mercado, a empresa deve se comportar como uma autoridade de IA Preocupações. Pelo contrário, eles precisam alocar recursos para marketing de conteúdo que informe os leitores para que eles não apenas preencham as lacunas de atendimento, mas também forneçam conhecimento necessário sobre o que acontece no mercado, problemas provedores de IA e novas tendências. Criar conteúdos úteis, como blogs, vídeos, podcasts e newsletters, permitiria reunir o público-alvo em torno da empresa e transformar a startup em uma autoridade respeitável. A propósito, o Content Marketing Institute descobriu que 72% dos entrevistados acreditam que o marketing de conteúdo é uma maneira excelente de promover o engajamento do cliente.

Seja para startups de IA, construir uma economia exigirá educação, transparência e autenticidade; contudo, essas táticas de marketing interromperam os pontos de entrada existentes, possivelmente extinguindo a base de clientes auto existente, permitindo que os clientes indiquem a marca ciclicamente e não apenas capturem a receita depois disso. à medida que o mercado continua a crescer da IA, os vencedores do mercado que puderem prometer seu valor a um cliente comum e se tornarem uma empresa com base em costelas mais sólidas.

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Ricardo Martins Fundador da TRIWI

Ricardo Martins

Fundador da TRIWI

Graduado em Marketing, Pós-Graduado em Neurociência, Consumo e Marketing pela PUC-RS e também em Jornalismo Digital e Marketing Estratégico Digital. Fundador da TRIWI, com foco nos setores de Tecnologia, Agro, Serviços e Indústria. Atua como professor e consultor credenciado ao SEBRAE. Com mais de 22 anos de experiência em Marketing Digital, sua trajetória profissional inclui empresas como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA, e consultor de empresas como B3, Lupo, Multi

AUTOR

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