MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Esporte, BBB e Política foram os temas mais discutidos no Twitter em janeiro

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 6 min

DATA

13 de fev. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Os Trending Topics (TT) do Twitter são o reflexo dos assuntos que estão bombando nas conversas do público. O índice contabiliza as tendências e expressões mais comentadas na rede social, que é marcada por um tom de conversa e opiniões do público. Por isso, acompanhá-los permite entender os assuntos em pauta entre os internautas, ficar por dentro das tendências e ter insights de conteúdo. Entre 1º e 31 de janeiro de 2023, mais de 5.805 termos distintos estiveram nos Trending Topics do Brasil. Esses tópicos estiveram presentes 438.329 vezes na coleta do BuzzMonitor. Para a realização deste estudo, foram analisados os termos presentes nos Trending Topics (sessão Brasil) a cada cinco minutos ao longo do mês de janeiro. Em um recorte dos 200 primeiros termos por frequência nos Trending Topics, os temas que se destacaram no início de 2023 foram: Esportes, BBB, Música, Política e Filmes e Séries. Confira abaixo o estudo completo:

Esportes e BBB somam metade do Buzz de janeiro nos TT’s Esportes, que foi a categoria com mais assuntos em alta, se destacou com o futebol nacional e internacional. Nomes de jogadores, de times e de campeonatos apareceram nos TT’s. Além disso, também integram a categoria Esportes o campeonato de futebol americano National Football League (NFL), o principal torneio mundial de basquete – o National Basketball Association (NBA) – e o torneio de tênis Australian Open. Após isso, o reality show Big Brother Brasil estreou na TV Globo apenas na metade de janeiro, no dia 16, mas já mostrou engajamento do público nas conversas do Twitter. A hashtag #BBB23 foi o termo com mais aparições nos TT’s no período, aparecendo 1.431 vezes. Música, Política, Filmes e Séries, Famosos, Direitos Humanos e Notícias também são categorias que aparecem com certo destaque no gráfico.  TOP 10 – Esportes Entre os temas mais falados estiveram Flamengo, Corinthians e jogadores do Vasco + Basquete (NBA) e Futebol Americano (NFL) O termo que apareceu mais vezes nos TT’s relacionado à esportes foi “Flamengo”, que também foi destaque nos TT’s de 2022. O treinador do Flamengo, Vitor Pereira, e o meio-campista Gerson também apareceram no TOP 10. Outros dois jogadores do Vasco se destacaram em janeiro: o Pedro Raul, que ganhou mais popularidade e confiança da torcida vascaína; e o Emerson Jake, que viralizou no Twitter após um meme com trocadilhos com o nome do jogador, como “Emerson Shake” e “Emerson Sheik”. O Corinthians também apareceu com frequência nos TT’s. Mostrando também a força e o interesse do público brasileiro por campeonatos americanos, 4 dos 10 termos da categoria esportes que mais apareceram nos TT’s foram sobre a NBA e a NFL. A hashtag do campeonato de futebol americano #NFLnaESPN ficou em 4º lugar e os termos “Lakers”, “Celtics” e “Lebron” também apareceram com destaque, relacionados à uma partida de basquete do Lakers contra o Celtics em que houve um lance polêmico de falta envolvendo o jogador Lebron James. TOP 10 – BBB A hashtag #BBB23, os participantes do reality e até Tadeu Schmidt se destacaram em janeiro. Nos termos relacionados ao BBB, que ocuparam 11 dos 12 posições gerais dos TT’s de janeiro, além da hashtag do programa, #BBB23, alguns participantes tiveram destaque: Gabriel, Marília, Domitila, Dr. Fred, Bruna, Gustavo, Larissa e Amanda. Percebe-se que, dentre esses, a maioria esteve envolvida em alguma dinâmica do programa no mês de janeiro – como líder, paredão e quarto secreto. Além deles, destaque também para o jornalista e apresentador Tadeu Schmidt, que comanda o reality pelo segundo ano e ganhou a aprovação do público no Twitter.  TOP 10 – Música Na categoria Música, disparadamente quem apareceu mais vezes nos TT’s foi a cantora Shakira. O grande buzz aconteceu após o lançamento do clipe de Bzrp Music Sessions, Vol.53. A música é repleta de referências à polêmica traição que acabou com o casamento da cantora com o ex-jogador de futebol Gerard Piqué. O lançamento da Tour Soy Rebelde, do grupo mexicano RBD, também se destacou em janeiro. Além da hashtag do evento, #SoyRebeldeTour, o nome da bilheteria de ingressos Eventim, responsável pelos tickets dos shows no Brasil, também aparece com destaque. Muitos usuários relataram dificuldades de compra no Twitter. Os cantores Lana Del Rey, Anitta, Orochi, João Gomes, Taeyong, Yuta e Eric também aparecem no ranking musical de buzz dos TT’s em janeiro.  TOP 10 – Política Na categoria Política, o termo que mais apareceu nos TT’s foi o nome do youtuber Monark, que teve sua conta do Twitter suspensa por uma decisão judicial após fazer posts em apoio aos atos criminosos cometidos em Brasília no dia 8 de janeiro. O jornalista político Glenn Greenwald, do The Intercept, também apareceu com destaque, fazendo a cobertura desses mesmos eventos. O presidente Lula, que teve sua posse no dia 1º de janeiro, também teve um grande buzz no Twitter. O termo Yanomami se destacou em janeiro por causa da situação de crise das aldeias indígenas Yanomamis, com centenas de mortos e doentes, que tiveram mais de 20 pedidos de ajuda ignorados pelo poder público nos últimos anos. Com a mudança de governo e a descoberta dessa crise humanitária, o tema repercutiu no Twitter e teve ainda outros termos relacionados entre os 200 mais repetidos.  Top 10 - Filmes e Séries Janeiro foi marcado por vários lançamentos de séries e filmes. O termo desta categoria com mais aparições no Trending Topics foi “Boate Kiss”, tema que ganhou novamente destaque com o lançamento da série da Netflix “Todo dia a mesma noite”, baseada no livro da jornalista Daniela Arbex, que conta a história da tragédia da Boate Kiss que matou 242 pessoas em 2013 e a busca das famílias por justiça. O filme que mais teve destaque foi Teen Wolf, que apareceu no TOP 10 de TT’s da categoria com três termos: “Teen Wolf”, “Stiles” e “Derek” – os dois últimos são personagens do filme. Uma série que também garantiu três termos mais recorrentes no TT’s foi The Last of Us, da HBO. Além do próprio nome da série, a sigla TLOU e o nome da personagem Ellie tiveram destaque. Completaram o ranking os termos “Oscar”, referente às indicações da premiação; “Ginny”, personagem da série “Ginny e Georgia”, que teve a segunda temporada lançada em janeiro pela Netflix; e “Briggs”, referência ao ator e dublador Guilherme Briggs, que anunciou sua saída do anime Chainsaw Man após sofrer cyberbulling e ameaças do público. Seja no esporte, na política ou no entretenimento, acompanhar os Trending Topics do Twitter permite estar por dentro das conversas do público, entender quais assuntos são relevantes para ele e como impactá-los, ter insights estratégicos para a sua marca e acompanhar tendências em tempo real. Leia também: KOO: conheça a rede social que ganhou buzz após polêmicas do Twitter com Elon Musk

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme