MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Entender sobre a sua atenção é tão importante quanto entender a do seu consumidor!

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

25 de set. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Você já sabe a importância (artigo 1) e como começar a desenvolver (artigo 2) suas habilidades comportamentais, então hoje vamos falar sobre uma habilidade que é a base para a execução de qualquer tarefa e a falta dela tem se tornado um problema cada vez mais frequente: a habilidade atencional.

Nós, profissionais do marketing, estamos sempre buscando a atenção dos nossos clientes e formas de influenciá-la, mas você sabe o que é e o que fazer para melhorar a sua própria atenção?

Prestar atenção é uma habilidade que nos é exigida desde pequenos. Tente se lembrar da primeira vez que você ouviu essa palavra: A-T-E-N-Ç-Ã-O. Arrisco dizer que foi alguém te dando uma bronca ou te chamando por um erro ou distração! Mas ninguém nunca te disse o que é atenção e nem como fazer para usá-la como te pedem (até hoje!).

Então, vamos do começo: atenção é na verdade um conjunto de capacidades e pode ser definida como um processo cognitivo que nos permite concentrar seletivamente em um aspecto do ambiente, ignorando outras coisas ou a despeito das distrações. Atenção também nos permite notar pequenas e rápidas mudanças no que vivenciamos. Ou seja, é um filtro que ajuda o nosso cérebro a entender o que é importante naquele momento.

Tudo é impactado pela nossa atenção: nossa criatividade, memória, produtividade, comunicação, até as nossas emoções estão associadas à nossa atenção. Se você não prestar atenção a uma informação, dificilmente ela fará parte do seu repertório. Se você não percebe uma emoção chegando, ela toma conta e você reage sem pensar. Se você não está atento ao seu consumidor, não conseguirá ver a realidade dele e nem criar algo que o impacte verdadeiramente. Agora pense no seu dia a dia, você está prestando atenção em que?

Rodeados pelo excesso de informações e demandas, vivemos mais distraídos e com mais dificuldade de nos mantermos focados e direcionar a nossa atenção para o que é de fato importante. Em grande parte, isso acontece porque tentamos fazer e aprender tudo ao mesmo tempo, mas, ao contrário do que imaginamos, nós não somos multitarefas! Na verdade, para usarmos nossa atenção e os nossos recursos cerebrais de maneira mais otimizada é preciso fazer uma coisa de cada vez.

O nosso cérebro não dá conta de processar com a mesma eficiência as informações e/ou as tarefas simultaneamente, o que ele na verdade faz é o que chamamos de switch atencional. Isso significa que o cérebro troca o foco entre os estímulos em frações de segundo. Cada vez que trocamos é como se a nossa atenção naquela tarefa voltasse ao zero, então precisamos de mais tempo e esforço para retomar a atenção e finalizar a atividade. Além disso, cometemos mais erros e perdemos informações importantes no meio do caminho, isso tudo faz com que o custo pela tentativa frustrada de sermos multitarefas seja bem alto.

Os recursos atencionais são finitos, porém estamos bem longe de ter atingido toda a nossa capacidade de usar a nossa atenção.  Como qualquer outra habilidade, é possível treiná-la e podemos começar com coisas simples a partir de tarefas cotidianas:

1. Comece o seu dia estabelecendo suas prioridades: Faça uma lista das atividades do dia e tente colocá-las em uma ordem de prioridade. Destaque as atividades que são inadiáveis. Desta forma, você tem mais clareza do que é importante, o que é secundário e o que é distração. 2. Faça uma coisa de cada vez: Comece e conclua a tarefa antes de ir para a próxima. Você pode começar com um simples email. Não responda ao chat, não mexa no celular, não pare para conversar até que o email esteja concluído. Se for preciso avise ou sinalize aos seus colegas e gestores que você estará ocupado por um período. Fechar as abas do seu computador que podem gerar distrações é uma boa forma de ajudar a focar no que importa. 3. Identifique o que é esforço desnecessário: Pensando que nossos recursos são finitos, por que gastar energia com o que não é importante? Observar o corpo é uma maneira de começar a exercitar essa percepção: ao iniciar uma atividade note se você está tensionando alguma parte do seu corpo: encolhendo os ombros, trincando os dentes, cerrando os punhos... Sempre que perceber isso acontecendo, relaxe-a e volte a sua atividade. Com o tempo expanda essa percepção para a forma com que você realiza a tarefa. 4. Preste atenção na sua atenção: Perceber quando estamos distraídos ou trocando de uma tarefa para a outra sem parar, sem concluir nada, pode ser tão difícil quanto tentar focar. Tente perceber quando sua mente divaga ou onde está a sua atenção enquanto você realiza uma tarefa. Isso vai te ajudar a identificar o mau uso da atenção e corrigi-la mais rápido.

Apesar de simples, no começo tudo isso pode ser bastante desafiador. Mas como toda habilidade a ser treinada e desenvolvida, quanto mais praticarmos, melhor ficaremos! Na próxima conversa falaremos sobre uma habilidade que conversa diretamente com a atenção: a capacidade criativa. Então, te convido a começar a treinar suas habilidades atencionais hoje mesmo 😉

*Nathalia Daflon Yunes é PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme