MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Entender sobre a sua atenção é tão importante quanto entender a do seu consumidor!

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

Você já sabe a importância (artigo 1) e como começar a desenvolver (artigo 2) suas habilidades comportamentais, então hoje vamos falar sobre uma habilidade que é a base para a execução de qualquer tarefa e a falta dela tem se tornado um problema cada vez mais frequente: a habilidade atencional.

Nós, profissionais do marketing, estamos sempre buscando a atenção dos nossos clientes e formas de influenciá-la, mas você sabe o que é e o que fazer para melhorar a sua própria atenção?

Prestar atenção é uma habilidade que nos é exigida desde pequenos. Tente se lembrar da primeira vez que você ouviu essa palavra: A-T-E-N-Ç-Ã-O. Arrisco dizer que foi alguém te dando uma bronca ou te chamando por um erro ou distração! Mas ninguém nunca te disse o que é atenção e nem como fazer para usá-la como te pedem (até hoje!).

Então, vamos do começo: atenção é na verdade um conjunto de capacidades e pode ser definida como um processo cognitivo que nos permite concentrar seletivamente em um aspecto do ambiente, ignorando outras coisas ou a despeito das distrações. Atenção também nos permite notar pequenas e rápidas mudanças no que vivenciamos. Ou seja, é um filtro que ajuda o nosso cérebro a entender o que é importante naquele momento.

Tudo é impactado pela nossa atenção: nossa criatividade, memória, produtividade, comunicação, até as nossas emoções estão associadas à nossa atenção. Se você não prestar atenção a uma informação, dificilmente ela fará parte do seu repertório. Se você não percebe uma emoção chegando, ela toma conta e você reage sem pensar. Se você não está atento ao seu consumidor, não conseguirá ver a realidade dele e nem criar algo que o impacte verdadeiramente. Agora pense no seu dia a dia, você está prestando atenção em que?

Rodeados pelo excesso de informações e demandas, vivemos mais distraídos e com mais dificuldade de nos mantermos focados e direcionar a nossa atenção para o que é de fato importante. Em grande parte, isso acontece porque tentamos fazer e aprender tudo ao mesmo tempo, mas, ao contrário do que imaginamos, nós não somos multitarefas! Na verdade, para usarmos nossa atenção e os nossos recursos cerebrais de maneira mais otimizada é preciso fazer uma coisa de cada vez.

O nosso cérebro não dá conta de processar com a mesma eficiência as informações e/ou as tarefas simultaneamente, o que ele na verdade faz é o que chamamos de switch atencional. Isso significa que o cérebro troca o foco entre os estímulos em frações de segundo. Cada vez que trocamos é como se a nossa atenção naquela tarefa voltasse ao zero, então precisamos de mais tempo e esforço para retomar a atenção e finalizar a atividade. Além disso, cometemos mais erros e perdemos informações importantes no meio do caminho, isso tudo faz com que o custo pela tentativa frustrada de sermos multitarefas seja bem alto.

Os recursos atencionais são finitos, porém estamos bem longe de ter atingido toda a nossa capacidade de usar a nossa atenção.  Como qualquer outra habilidade, é possível treiná-la e podemos começar com coisas simples a partir de tarefas cotidianas:

1. Comece o seu dia estabelecendo suas prioridades: Faça uma lista das atividades do dia e tente colocá-las em uma ordem de prioridade. Destaque as atividades que são inadiáveis. Desta forma, você tem mais clareza do que é importante, o que é secundário e o que é distração.

2. Faça uma coisa de cada vez: Comece e conclua a tarefa antes de ir para a próxima. Você pode começar com um simples email. Não responda ao chat, não mexa no celular, não pare para conversar até que o email esteja concluído. Se for preciso avise ou sinalize aos seus colegas e gestores que você estará ocupado por um período. Fechar as abas do seu computador que podem gerar distrações é uma boa forma de ajudar a focar no que importa.

3. Identifique o que é esforço desnecessário: Pensando que nossos recursos são finitos, por que gastar energia com o que não é importante? Observar o corpo é uma maneira de começar a exercitar essa percepção: ao iniciar uma atividade note se você está tensionando alguma parte do seu corpo: encolhendo os ombros, trincando os dentes, cerrando os punhos... Sempre que perceber isso acontecendo, relaxe-a e volte a sua atividade. Com o tempo expanda essa percepção para a forma com que você realiza a tarefa.

4. Preste atenção na sua atenção: Perceber quando estamos distraídos ou trocando de uma tarefa para a outra sem parar, sem concluir nada, pode ser tão difícil quanto tentar focar. Tente perceber quando sua mente divaga ou onde está a sua atenção enquanto você realiza uma tarefa. Isso vai te ajudar a identificar o mau uso da atenção e corrigi-la mais rápido.

Apesar de simples, no começo tudo isso pode ser bastante desafiador. Mas como toda habilidade a ser treinada e desenvolvida, quanto mais praticarmos, melhor ficaremos! Na próxima conversa falaremos sobre uma habilidade que conversa diretamente com a atenção: a capacidade criativa. Então, te convido a começar a treinar suas habilidades atencionais hoje mesmo 😉

*Nathalia Daflon Yunes é PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento.

COMPARTILHAR ESSE POST

Nathalia Daflon Yunes é PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

Nathalia Daflon Yunes

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

AUTOR

Nathalia Daflon Yunes é PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

Nathalia Daflon Yunes

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

AUTOR

Nathalia Daflon Yunes é PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

Nathalia Daflon Yunes

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

AUTOR

Nathalia Daflon Yunes é PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

Nathalia Daflon Yunes

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

PhD e Especialista em Neurociência e Comportamento

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme