MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Em que mundo do Marketing você vive?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de nov. de 2024

CATEGORIA

Editorial

Em que mundo do Marketing você vive?
Em que mundo do Marketing você vive?
Em que mundo do Marketing você vive?

2024 e nós vivemos para ouvir que não adianta mais fazer comunicação para um “produto chato”. Foi isso que disse o CMO do Itaú, Eduardo Tracanella, na semana passada em sua palestra de abertura do RD Summit 2024. Segundo o executivo, falar sobre banco e serviços financeiros era chato. 

Mas não é que era chato… continua sendo chato. É, na verdade, difícil. A questão é que: mesmo dispondo de verbas de comunicação que superam centenas de milhões de reais, Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil foram atropelados pelo Nubank, com uma verba infinitamente menor de comunicação. 

Apesar de investir um valor muito superior ao Nubank, esses bancões tradicionais realmente ficaram para trás em valor de marca e viram o roxinho ultrapassar 100 milhões de clientes porque pecaram, por anos a fio, na experiência. O próprio Tracanella sabe hoje que a experiência conta muito mais do que a comunicação publicitária. 

“Não dá mais para dissociar uma coisa da outra. Marketing é, sobretudo, experiência. Antes eu falava que 70% era sobre experiência (produto/serviço) e 30% era Marketing (comunicação/eventos), mas hoje eu falo que a experiência é 100%”, disse o executivo. 

A questão pertinente, e não é de hoje, é em que mundo do Marketing algumas marcas ainda vivem? Você já ouviu mil vezes que o Nubank e o Ifood reinventaram o seu mercado promovendo uma experiência melhor. Eles ganharam milhões de clientes e força de marca facilitando a vida das pessoas, e não dificultando, como os bancões fizeram. 

Olhando em perspetiva, agora fica fácil entender o caminho percorrido por Nubank e iFood. Eles priorizam o que os concorrentes não estavam priorizando: um bom produto e uma boa experiência em serviço, atendimento e tarifas. É, como diz a sócia-fundadora do roxinho, Cristina Junqueira, fazer o básico bem feito. 

Isso tudo, certamente você já deve ter ouvido também. A novidade aqui é o Itaú reconhecer (e correr atrás) dessa mudança de mindset. Não é fácil. É um banco de 100 anos. Uma mega estrutura. É menos complexo para os mais novos, é, sem dúvida. Mas é importante, para todos, saberem em que mundo do marketing estão. Esse exemplo é, realmente, emblemático. 

Não adianta mais usar o Marketing para fazer uma comunicação publicitária que não entrega uma vida melhor para as pessoas. Não cola. Não gera clientes satisfeitos. A comunicação só tangibiliza algo real nos dias de hoje. Se o produto ou serviço não entregar, não adianta investir centenas de milhões. Marketing é fazer a diferença na vida das pessoas de forma genuína.

Leia também: Nubank traz Matt LeBlanc em nova campanha

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Editorial

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme