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Elas no campo, marcas em jogo: como o futebol feminino pode conectar propósitos

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Tempo de Leitura 3 min

Elas no campo, marcas em jogo: como o futebol feminino pode conectar propósitos
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Elas no campo, marcas em jogo: como o futebol feminino pode conectar propósitos

Cristiane, Formiga, Debinha, Tamires, Bia Zaneratto. Já foi o tempo em que Marta era o único nome feminino reconhecido no futebol brasileiro. E ainda bem. Hoje, temos cada vez mais jogadoras sendo valorizadas, uma estrutura mais sólida para a modalidade e um cenário esportivo que avança, finalmente, para reconhecer o talento, o esforço e a representatividade dessas atletas.

O crescimento do futebol feminino no Brasil é visível e mensurável. Em 2025, o Brasileirão Feminino A1 teve um aumento de 20% no valor da premiação, atingindo R$ 9,9 milhões. No Paulistão, o número recorde de patrocinadores e os R$ 8,3 milhões investidos mostram que o mercado está atento e engajado. A Copa do Brasil Feminina retornou ao cenário esportivo do país, após 9 anos, com uma estrutura mais robusta: serão 64 clubes participantes, e a audiência das transmissões televisivas não para de crescer: só a TV Brasil chegou a uma média de 3 milhões de telespectadores.

Cada vez mais empresas têm olhado com atenção para essa potência esportiva. Marcas como Nike, Itaú, Guaraná Antarctica, Amstel e o Grupo Globo têm estabelecido parcerias importantes com seleções, atletas e campeonatos. Mesmo que os investimentos ainda estejam distantes dos patamares do futebol masculino, há uma sinalização clara de mudança: os departamentos de marketing estão repensando suas estratégias, ouvindo suas consumidoras e entendendo que apoiar o futebol feminino é também apoiar causas como diversidade, equidade de gênero e protagonismo feminino.

Na Espaçolaser, por exemplo, temos como princípio apoiar iniciativas que promovem inclusão, autoestima e transformação. Em 2025, passamos a patrocinar o Ituano Futebol Clube feminino como parte do nosso Projeto Atletas Espaçolaser, que contempla mais de 60 atletas em 14 modalidades e três instituições esportivas, sendo o Ituano F.C o único clube de futebol da plataforma. O objetivo vai além do apoio financeiro: queremos usar a força da nossa marca para gerar visibilidade para atletas que, todos os dias, rompem barreiras dentro e fora de campo.

Esse movimento faz ainda mais sentido quando olhamos para dentro de casa: 95% da força de trabalho da Espaçolaser é composta por mulheres. Além disso, mais de 80% das nossas consumidoras também são mulheres. Estar ao lado do futebol feminino é um reflexo direto de quem somos e para quem existimos. É uma forma concreta de devolver à sociedade parte do que recebemos e de fortalecer, por meio do esporte, o protagonismo feminino em todas as esferas.

Do ponto de vista de reputação, o retorno é evidente. Ao investir em causas alinhadas aos nossos valores e aos anseios da sociedade, fortalecemos nossa conexão com clientes e colaboradores, nos posicionamos de forma autêntica e ocupamos um espaço relevante no debate público. Em um mercado cada vez mais movido por propósito, apoiar o futebol feminino é, ao mesmo tempo, uma decisão estratégica e ética.

Sabemos que ainda há um caminho longo pela frente na busca pela equiparação entre o futebol feminino e masculino, especialmente quando falamos em preconceito, investimento, cobertura da imprensa e visibilidade. Mas também sabemos que estamos avançando. E cada jogadora que entra em campo hoje, com orgulho e força, é sinal de que estamos no caminho certo. E que vale a pena continuar jogando e investindo nesse futuro.

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Hamiltom Baez

Diretor comercial e de Marketing da Espaçolaser

Hamiltom Baez é diretor comercial e de marketing da Espaçolaser

AUTOR

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