MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Do lead a entrega das chaves: a jornada do cliente durante a compra do imóvel próprio

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

29 de nov. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Redes sociais, visitas a websites, estande de vendas, análise de crédito, assinatura do contrato e entrega das chaves. Elencar as etapas assim, parece simples, mas, a jornada do cliente dentro do mercado imobiliário é muito mais profunda. Principalmente quando falamos do primeiro imóvel.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), apontou que 31% dos brasileiros desejam comprar um imóvel ainda em 2023. A maior motivação, sair do aluguel e finalmente adquirir a casa própria.

Durante essa jornada, sites de reputação como o Reclame Aqui se tornam referências e aliados do consumidor para verificar como aquela incorporadora, construtora ou imobiliária se relaciona com o cliente, quais queixas e soluções, e, principalmente, se a pessoa que registrou uma reclamação voltaria a fazer negócio. O nível de confiança do consumidor nessas plataformas é tão grande, que há selos que identificam e qualificam marcas e empresas em relação às suas tratativas com clientes.

Há quem identifique o início dessa trajetória do cliente imobiliário, apenas quando ele realmente demonstrou o interesse na compra do imóvel, seja pelo site da companhia ou diretamente no estande de vendas. Mas, a realidade é que essa jornada começa bem antes, e nesse cenário, as imobiliárias e construtoras têm a oportunidade de captar leads por meio de estratégias de marketing online, por meio de anúncios, redes sociais, e-mail marketing e, sim, também por seu histórico em sites de reputação.

E é por isso que a área de relacionamento com o cliente deve estar integrada aos demais setores, do marketing à assistência técnica. E ter equipes direcionadas com métricas definidas para garantir que os processos e tratativas sejam mantidos com excelência.  O cliente que analisou a reputação da sua companhia e decidiu por realizar a compra de um bem tão desejado, já estabeleceu uma relação, já iniciou sua jornada bem antes da assinatura.

Nesse estágio inicial, assim como, ao longo da construção do empreendimento, é essencial manter um laço forte com o cliente. Isso envolve comunicação clara, esclarecimento de dúvidas e atendimento humanizado. Na jornada do cliente dentro do mercado imobiliário, a transparência e atenção são fundamentais.

Outro momento importantíssimo é a entrega das chaves, pois se trata de uma celebração, em que o cliente realiza seu sonho de adquirir o imóvel próprio. Aqui, ao lado da área de relacionamento, as equipes de engenharia e financeira desempenham um papel fundamental para garantir que todo o processo seja concluído de maneira suave e satisfatória.

A jornada do cliente não termina com a entrega das chaves. O pós-chaves é igualmente relevante. É nesse estágio que o cliente pode ter necessidades adicionais, como auxílio na mudança ou esclarecimento de dúvidas sobre a manutenção do imóvel.

Portanto, da geração do lead até a entrega das chaves, a eficiência na gestão da jornada do cliente é essencial para o sucesso do mercado imobiliário. Garantir transparência em todas as fases, oferecer um atendimento personalizado e manter um canal de comunicação eficaz são elementos cruciais para estabelecer relações e, consequentemente, garantir a satisfação do cliente e uma reputação sólida.

*Mais sobre a autoraSimone Carvalho é gerente de relacionamento com o cliente na Plano&Plano e tem mais de 20 anos de atuação em grandes empresas do mercado imobiliário, com especialização em Customer experience, customer success, omnichannel, centrais de relacionamento, gestão de ouvidorias e mediação de conflitos. Graduada em Administração de Empresas, Pós-graduada  em Neurociência e Comportamento Humano, e pós-graduanda em Psicologia Positiva.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme