Os fabricantes de embalagens premium levaram para Luxe Pack 2024, em Mônaco, diversas novidades para mostrar o quanto estão inovando em um mercado altamente competitivo. De designers diferenciados a novidades sustentáveis, os lançamentos mostram o quanto as marcas de luxo estão apostando na responsabilidade ambiental.
O evento, que serve como uma tabela para identificar tendências emergentes, levou para os stands novos materiais, tecnologias de impressão e personalização de embalagens.
Para aqueles que não puderam acompanhar a feira internacional, reunimos os principais insights que os players do setor apresentaram e que podem servir para diversos setores, como cosméticos, perfumaria, moda, joias, alimentos e bebidas premium, entre outros.
Technicaps + Pochet + Cilkoa “Re Feel”
A inovação da Technicaps, feita em colaboração com outros dois fabricantes franceses, Pochet e Cilkoa, foi a vencedora deste ano do prêmio Luxe Pack em embalagens ecologicamente corretas. O “Re feel” é um refil 100% celulose, integrado em um frasco de vidro que foi ecologicamente projetado e feito na França. O item é impermeável à água e à gordura graças a um tratamento mineral exclusivo desenvolvido pela Cilkoa. Além disso, também é 100% reciclável.
Conta-gotas monomaterial
O conta-gotas monomaterial da Mono fabricado na Itália é inteiramente feito de polipropileno (PP), sendo compatível com os atuais sistemas de reciclagem. Possui um formato clássico e está disponível em quatro versões, com acabamento em branco brilhante ou preto NIR, adequado para mamadeiras Laura 15 e 30. Também é personalizável por cor para pedidos a partir de 15mil peças.
Autajon Group Cosmetics Edição Savon
O Cosmethics Édition Savon, com design ecológico, tem um estojo sem cola, que cria uma experiência agradável de "desembrulhar" ao abrir como uma flor. A embalagem de papel protege o sabão, uma etiqueta inviolável protege a integridade do produto e o produto também reutiliza resíduos de tinta.
ICMA Rinascimento
A ICMA elaborou um produto feito de papel usado em um modelo de economia circular que é rastreado ao longo de toda a cadeia de suprimentos. O papel é usado diretamente como matéria-prima para fabricar uma nova versão, eliminando a etapa intermediária de produção de polpa de celulose virgem ou reciclada – um processo que utiliza produtos químicos, energia e água. O transporte de materiais também é reduzido devido ao processo de produção encurtado.
Jarra Zignago Vetro Licata
O produto foi apresentado sendo o primeiro frasco de cosméticos do mundo feito com mais de 75% de vidro reciclado pós-consumo. Essa porcentagem sobe para 90% quando se inclui também o vidro reciclado pós-produção. Ele tem a cor verde típica do vidro por meio da reciclagem de restos de bancos de garrafas. O material tem 99% de proteção contra radiação UV e sua produção proporciona uma redução de até 36% nas emissões de CO2.
Embalagem de vidro duplo Refill & Go Berlin
Uma nova solução recarregável para o segmento de embalagens extra premium, disponível em tamanhos de 15 e 30 ml. O design de parede dupla significa que o frasco de vidro externo pode ser reutilizado e recarregado com uma nova ampola de vidro tubular. Os clientes podem carregar apenas os frascos de recarga com suas bombas e clipes de segurança, para torná-lo mais fácil de transportar, além de os componentes da embalagem poderem ser facilmente separados e diferenciados por material.
Spinnler Cartonnages Pushup Stick
A empresa já havia criado bastões push-up para desodorantes sólidos e agora levou a inovação baseada em papelão também para formatos de cosméticos sólidos.
Leia também: Louis Vuitton e Nike se mantém como líderes em valor de marca
COMPARTILHAR ESSE POST