MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Dispositivos móveis são os preferidos de 74% dos brasileiros que consomem games

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

6 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Nos últimos anos, a cultura gamer se consolidou como um fenômeno popular e extrapolou o simples ato de jogar videogame. Prova disso é que a indústria global de jogos eletrônicos chega a 2024 com faturamento anual de US$ 200 bilhões em 2024. Só o Brasil, décimo maior mercado da categoria, registra um movimento anual de cerca de R$ 13 bilhões, conforme aponta o estudo "Gameverso: Onde Tudo Está Conectado", realizado pela MindMiners.

A explicação para o crescimento do mercado de games começa pelo aumento da oferta das plataformas que comportam os jogos eletrônicos. Neste recorte, destacam-se os celulares e tablets: 74% dos entrevistados pela MindMiners elegeram os dispositivos móveis como os seus favoritos para as sessões de jogos. Computadores (44%) e consoles (43%) fecham o top 3.

Outra explicação para a expansão do mercado é a crescente profissionalização da persona gamer, um fenômeno que se estende tanto aos jogadores inseridos em plataformas tradicionais, como os consoles e os desktops, quanto aos players de games desenvolvidos para aparelhos móveis. Como consequência, o ecossistema gerado pelos eSports proporcionou a ascensão profissional de jogadores e streamers, bem como trouxe às marcas um novo mundo a ser explorado.

Para Danielle Almeida, CMO da MindMiners, para as marcas, é essencial compreender esse universo, uma vez que o mercado gamer abrange eventos, competições, criadores de conteúdo, empresas multinacionais, comunidades e uma variedade de serviços correlacionados. Estes ambientes, por sua vez, permitem a oferta de experiências personalizadas e relevantes para um público em expansão.

Gamers e suas preferências  Apenas 17% dos entrevistados pela MindMiners disseram interagir com a cultura gamer na qualidade de espectadores, acompanhando jogos ou participando de campeonatos de eSports. Os demais respondentes se classificaram como jogadores, que podem ser divididos em diferentes perfis e hábitos de consumo.

A maioria dos entrevistados que se classificam como gamers afirmam ser jogadores casuais. O estudo mostra, também, que 48% dos gamers consomem alimentos enquanto jogam. Chocolates (45%) e snacks (44%) estão entre as opções favoritas, mas as predileções giram em torno de alternativas práticas, de fácil preparo e consumo.

O estudo ressalta, ainda, que a audiência gamer manifesta uma clara preferência por bebidas não alcoólicas que oferecem energia e sensação de frescor. Entre as favoritas desse grupo dinâmico, destacam-se bebidas que contêm cafeína, como cafés e refrigerantes.

Quando não estão envolvidos diretamente com os jogos, os gamers mantêm uma presença constante nas telas durante diversas outras atividades. Algumas dessas atividades estão relacionadas à cultura geek, como assistir séries (66%), embora apenas 31% das pessoas se identifiquem como parte desse universo.

Leia também: Acer fortalece estratégias de branding para se destacar no mercado dos games

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme