Encontrar um rosto que chegue direto ao coração do público de uma marca pode ser o caminho mais curto para o sucesso de uma campanha publicitária. E 2024 trouxe bons exemplos desse tipo de estratégia no marketing digital e multiplataforma. Empresas como Itaipava, Nubank, Seara e Serasa investiram nisso e viram um fortalecimento em seu branding.
No caso de Álvaro Xaro, a parceria é histórica já, ao menos no imaginário de seus seguidores. O influenciador começou sua jornada na internet de forma icônica como o “Homem Itaipava”, num vídeo viral na saída de sua formatura, com apenas 18 anos, na qual declarava em tom divertido sua conexão com a marca. Este momento, que inicialmente foi uma brincadeira, se transformou em uma das colaborações mais bem-sucedidas do ano.
Ao completar 25 anos, idade mínima para fazer campanhas relacionadas a bebidas alcoólicas, a Viraliza vislumbrou o potencial dessa narrativa e iniciou uma parceria com a marca de cerveja. O sucesso foi imediato. A campanha pontual se mostrou tão eficaz que resultou em Alvaro se tornando embaixador oficial da marca e brilhando em várias frentes, como o Carnaval de Salvador, ao lado de nomes como Ivete Sangalo e Nicole Bahls, em uma turnê de ativações para a Itaipava. Ele também visitou a fábrica, no interior de São Paulo, para conversar com os colaboradores da marca, em um momento especial de celebração pelos 30 anos da cerveja. A cereja do bolo foi sua participação no primeiro comercial de televisão para a Itaipava, coroando um ano repleto de conquistas.
Essa campanha não só destacou o poder de uma narrativa autêntica e bem construída ao longo do tempo, mas também evidenciou o timing perfeito da Itaipava ao apostar no influenciador certo. Alvaro não apenas representou a marca, mas incorporou seus valores, mostrando o impacto que uma parceria alinhada pode gerar. O artista finaliza 2024 sendo reconhecido como o Influenciador do Ano pela revista Caras
Outros bons exemplos que marcaram o ano incluem a parceria do Nubank com Matt Le Blanc, o Joey, da icônica série Friends, mesclando parte de sua história e sua luta com as dívidas durante diversos momentos da série, com um filme em que ele criaria um banco chamado Nubanc com c. Os amantes da série chegaram a partir daí para assistir uma produção cinematográfica de mais de seis minutos, cheia de easter eggs, e conhecer as descomplicações que a marca oferece. Atingindo em cheio um público que talvez ainda não conhecesse a marca, explicando uma série de funcionalidades e, ao mesmo tempo, divertindo, a equipe de marketing do banco propagou campanhas pela web e resgatou expressões e afetos com muita nostalgia.
Outro que brilhou em meados do ano foi o cantor Belo, unindo as loucuras de amor e os arrependimentos de ações “emocionadas”, como gastos e tatuagens em homenagem a alguém que se ama supostamente para sempre, ao Feirão Limpa nome do Serasa. Sob o refrão “Reinventar”, uma de suas canções de maior sucesso, tatuadores cobriam nomes de ex-namorados e viralizavam a campanha por todo o país.
Terminando a retrospectiva ao revés e relembrando o início do ano, a frase “Calma, calabreso!” resgatou o humorista Toninho Tornado, que teve sua frase-bordão de pegadinhas ampliada em alcance e aderência graças ao emprego feito pelo ganhador do BBB24 Davi Brito. O assunto, que havia viralizado nas redes sociais, foi adotado para campanhas de mais de uma marca. Junto à Amazon, ele encarnou o Matador de Calabresa, paródia ao Matador de Aluguel, protagonizado por Jake Gyllenhaal. Já com a Seara, enquanto Davi, dentro do programa, transformava a fase em um bordão no país, a marca, que já patrocinava a atração, trouxe o humorista para preparar cachorros quentes, tarefa de uma das provas do líder. De quebra, o artista invadiu diversas redes sociais com tiradas de humor que envolviam a divulgação de diversos produtos com a calabresa como ingrediente principal.
Cases como estes são exemplos claros de como histórias bem alinhadas entre marcas e influenciadores podem transformar campanhas em verdadeiros marcos no mercado digital.
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