O Dia dos Pais abre o calendário promocional do segundo semestre do ano, e dá pistas de como serão as campanhas de Black Friday e Natal. A previsão é de que a data deva movimentar 7,7 bilhões na economia brasileira, gerando um aumento de cerca de 4,7% em relação a mesma data em 2023, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo a Presidente Executiva da AMPRO, Heloísa Santana, "datas comemorativas são oportunidades estratégicas para fidelizar e atrair novos consumidores, por meio de experiências de impacto imediato, gerando percepções memoráveis”. Há alguns anos as marcas têm apostado em diversidade e representatividade nas campanhas sazonais nesta data. Divisão de responsabilidade na criação dos filhos, cuidados com a casa no cotidiano, famílias não heteronormativas e pais "solo" movimentam a publicidade a criar novas abordagens na comunicação e as marcas a ofertar novas formas para presentear.
Compreender as ativações da marca e reunir ideias inspiradoras ajudam a criar um reconhecimento positivo, alavancando o engajamento. A Natura, este ano, trouxe para a data, aproveitando o gancho do Campeonato Brasileiro, filmes para a TV, estratégias digitais e ações com influenciadores, discussões sobre o cuidado por meio de histórias de pais e filhos, destacando a importância que o homem deve ter, não só com ele, mas com o outro. O filme é protagonizado pelo atleta Endrick e seu pai, questionando como seria se cuidassem mais um dos outros.
Heloisa Santana explica que o desafio é ampliar ainda mais a capacidade das marcas de se relacionarem por meio de experiências diferenciadas e histórias de vida. Isso cria, além do vínculo verdadeiro, uma conexão duradoura. “Este ano, uma famosa plataforma de caronas a longa distância, lançou um concurso cultural no Instagram da empresa que premiará durante um ano o vencedor com passagens de ônibus gratuitas para o pai e o filho que contarem sua melhor história de viagem. Esse é um exemplo de ação que promove o serviço e oferece uma experiência afetiva, ancorada na data sazonal”, concluiu.
Dia dos Pais supera o Dia das Mães no varejo alimentar
O Dia dos Pais promete ser ainda mais especial com a coincidência da data com a final dos Jogos Olímpicos de Paris. Esse cenário esportivo costuma impulsionar as vendas no varejo alimentar, especialmente nas categorias associadas ao churrasco, bebidas e snacks. De acordo com dados da Scanntech, as vendas da cesta do Dia dos Pais cresceram 14,7% na semana da data comemorativa em 2023, um aumento superior ao crescimento de 13,0% observado no Dia das Mães de 2024.
Neste ano, a Scanntech já aponta que, em junho, a cesta do Dia dos Pais está 1,7% mais cara em relação a junho de 2023, um aumento abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
As bebidas alcoólicas se destacam representando 32% de todas as categorias na cesta do Dia dos Pais, seguida de itens presenteáveis como eletrodomésticos e ferramentas, que respondem por 23% e 4% são produtos de perfumaria. Além disso, as refeições corresponderam a 41% do volume de vendas (23% de mercearia e 18% de perecíveis).
A data comemorativa tem um impacto importante nas vendas do varejo alimentar. Em 2023, as vendas totais em supermercados e atacarejos cresceram 2,8% em relação à média das segundas semanas do ano, enquanto na semana do Dia das Mães as vendas totais cresceram 2,9%. No detalhe, em 2023, duas semanas antes do Dia dos Pais, a cesta já apresentava uma participação de 4,7% nas vendas do canal alimentar, atingindo a maior participação durante a semana da data comemorativa, de 5,2%
Leia também: Marcas investem em audiovisual para atrair consumidor durante Olimpíadas
COMPARTILHAR ESSE POST