MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Dia das Crianças: como criar produtos para o desenvolvimento infantil?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

29 de set. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Brinquedos, roupas, alimentos, acessórios. Entre tantos produtos e serviços, o mercado infantil é um dos setores que movimenta a economia brasileira de forma expressiva. Por isso mesmo, a busca pela inovação nunca foi tão importante. Nesse sentido, o segmento pode e deve privilegiar soluções que vão além de um bem de consumo.

Itens educativos diferenciados, por exemplo, ganham a cena justamente por favorecerem o desenvolvimento saudável das crianças, refletindo na melhora de aprendizado e no desempenho cognitivo e social. A inovação pode vir principalmente por meio de observar a criança diante de suas diversas fases, entendendo cada etapa.

Os desafios conforme a faixa etária

Os pequenos de 3 a 5 anos, por exemplo, que estão na chamada primeira “adolescência da infância”, vivem em meio a muitas descobertas e contestações, momento em que a autonomia se destaca. Já crianças entre 6 e 8 anos, denominadas emergentes, começam a ler e escrever, ampliando rapidamente o repertório. Nessa fase, o desafio causa a sensação de empoderamento.

Agora os pequenos de 9 a 12 anos são denominados de “balança” porque ficam entre o mundo infantil, mas também aspiram o universo adolescente. Deparam-se, na verdade, com o luto da infância. Nesse momento, precisam de experiências que os tirem do tédio.

Como guiar a inovação na área?

Um levantamento da Play Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, que envolve os principais aspectos para direcionar a criação de soluções para o público infantil, mostra que 91% das crianças sentem-se mais atraídas quando o produto entrega um elemento raro (exclusividade); 89% fazem alguma coleção; 87% lembram de experiências imersivas que tiveram com as marcas; e 63% buscam um consumo diferente do que já conhecem. No mesmo estudo, 54% das crianças a partir de 7 anos já pesquisam para saber se as marcas são responsáveis com o meio ambiente.

Portanto, o que deve balizar a criação de um produto, além da aceitação do item, é a sua usabilidade e a empatia com o consumidor; o quanto o produto vai contribuir, divertir e até mesmo facilitar a vida dos consumidores mirins.

Uma hidrocor que muda de cor, uma massinha de modelar com formato diferente ou um lápis de cor mais macio para pintar são diferencias que agradam o público e tornam o momento de aprendizado mais lúdico e divertido, por exemplo.

Pensar como o consumidor é importante na hora do desenvolvimento de um produto. Muitas vezes testamos, brincamos, pintamos com os itens que desejamos lançar para tentar entender o que devemos ajustar e destacar como diferencial.

O envolvimento é o caminho

As crianças ainda buscam por storytellings que traga humor, aventura e laços de amizade, ou seja, por produtos que entreguem um mix entre “o rir” de momentos engraçados e “o tirar o fôlego” durante a ação e aventura, e que possa ser vivido preferencialmente entre grupos de amigos.

Argumento de venda aos pais

Em datas sazonais, por exemplo, as campanhas também devem se voltar aos shoppers, isto é, à mãe, ao pai ou demais responsáveis. Quando produzimos a ação de um produto infantil, precisamos envolver e direcionar o argumento de venda a eles, que também podem se sensibilizar com uma abordagem lúdica e emocional por meio do efeito nostálgico.

A verdadeira inovação reside na criação de produtos que enriquecem a vida das crianças, promovem seu desenvolvimento e as preparam para um futuro. Envolve, portanto, fontes de entretenimento, mas também ferramentas para o crescimento intelectual e emocional.

*Por Fernanda Ricci, Gerente de Produto do Grupo Leonora, uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil, em constante movimento rumo à expansão, em coautoria com Ana Amélia, Cofundadora da Play Pesquisa e Desenvolvimento.

*Por Fernanda Ricci, Gerente de Produto do Grupo Leonora em coautoria com Ana Amélia, Cofundadora da Play Pesquisa e Desenvolvimento

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme