MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Despesas de verão machucam o bolso de mais da metade dos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Celebrado como um período de festas e confraternizações, o Verão é querido e aguardado por boa parte dos brasileiros. Contudo, o período também costuma ser oneroso aos bolsos de famílias que além de se preocupar com despesas recorrentes, como a compra de materiais escolares, gastam dinheiro tentando driblar o calor da estação.

Entre dezembro e março, meses que delimitam a estação, os custos com a conta de água (55%). O consumo com ventilador (55%) e com ar condicionado (53%) aparecem na sequência, conforme aponta uma pesquisa realizada pela plataforma Guia dos Melhores.

A pesquisa também destaca o consumo do freezer e da geladeira, assinalados por 46% dos respondentes, os gastos com o chuveiro elétrico, citados por 30%, e as compras ou trocas de produtos ou acessórios para enfrentar o calor, indicados por 10% dos entrevistados.

Diante disso, embora o ventilador (85%) e o ar condicionado (55%) sejam os principais aliados dos brasileiros contra o calor, outros produtos ganham destaque no combate ao calor, como os umidificadores de ar (18%), os climatizadores (9%), o ar condicionado portátil (8%) e os ventiladores de pescoço (5%).

A demanda por produtos mais eficientes e versáteis oferece ao mercado a chance de entregar versões melhoradas dos aparelhos clássicos e introduzir soluções inovadoras. Para Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores e especialista em análise de produtos, os ventiladores de pescoço, produto que ficou famoso nas redes sociais no final do ano passado, são um exemplo de renovação das formas de enfrentar o verão.

Quais gastos impactam mais suas contas

Refrescando os gastos

Avaliando o cenário de gastos, Scherer comenta que as tendência do período requerem que os brasileiros estejam preparados para lidar com as contas extras, que, muitas vezes, incluem a aquisição de novos eletrodomésticos para lidar com o calor.

Seguindo a linha de análise, a pesquisa perguntou aos entrevistados sobre formas viáveis de economia. 61% dos respondentes disseram evitar gastos e compras desnecessárias durante o verão. A utilização de lâmpadas de LED (43%) e o aproveitamento máximo da luz natural ao longo do dia (39%) fecham o pódio.

Para Scherer, criar estratégias de redução de gastos, conciliando a utilização dos eletrodomésticos com métodos que considerem a maior quantidade de luz no dia e os horários mais frescos podem ser alternativas para diminuir a conta.

Leia também: Dificuldades para pagar contas básicas afetam 60% dos trabalhadores CLT

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme